Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitora participou da assinatura dos contratos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Jamil Jereissati

por Ascom-01 publicado 19/03/2012 17h49, última modificação 19/03/2012 17h49

Nesse sábado, 17, ocorreu a assinatura dos contratos de crédito do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Jamil Jereissati, na Vila Lagoinha, em Cruzeiro do Sul. Os contratos visam à aplicação do primeiro crédito para a instalação da modalidade de fomento do vale do Juruá com parcerias entre UFAC/Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e UFAC/Prefeitura Municipal de Cruzeiro dol Sul.

Alunos e professores da universidade desenvolvem ações de extensão rural através do Programa de Extensão Rural da Amazônia Ocidental - PROERA -, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS - Jamil Jereissati. A reitora Olinda Batista disse estar contente com os progressos do programa e todas as facilidades que o mesmo tem trazido à população rural da região do Vale do Juruá.

O programa busca a melhoria das condições de vida das populações rurais através da facilitação do acesso destas às políticas públicas disponíveis. Entre as ações no PDS destacam-se o diagnóstico e planejamento participativo, a elaboração de projetos produtivos para obtenção do crédito Instalação na Modalidade Fomento, a recuperação ambiental em projetos de assentamento, além de ações na área de saúde comunitária (mulher e criança).

Tais ações são respaldadas por termos de cooperação técnica firmados entre a UFAC e o Incra e a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Essa parceria está permitindo com que os alunos do Campus Floresta desenvolvam atividades práticas de Pesquisa e Extensão, discutindo a realidade da agricultura familiar e o desenvolvimento de tecnologia (agroecológica) apropriada para região.

Foto1 Foto1 Foto1