Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Direito na Academia Juvenil Acreana de Letras

Estudantes de Direito na Academia Juvenil Acreana de Letras

Os alunos do curso de Direito da UFAC, Rayssa Castelo Branco, de 20 anos, do 5º período, e Jackson Viana, de 19 anos, do 3º período, fazem parte da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura que recebe jovens escritores acreanos.

A Academia fundada em 2015, apesar do pouco tempo de criação, já coleciona inúmeras conquistas para os jovens acadêmicos, além da promoção de cultura e arte para o estado do Acre. Ao longo dos anos, a AJAL veio trilhando caminhos para a construção de um panorama social mais rico em cultura, sobretudo na área de literatura, realizando isso através de projetos em escolas públicas, saraus de poesia, publicações de livros dos acadêmicos, programas e oficinas literárias e diversas outras iniciativas.

Em 5 anos, a AJAL, através dos mais de 20 jovens membros e apoiadores, trilhou uma trajetória de diversas conquistas, sempre orientada pelo pilar principal de valorizar o potencial de jovens talentos na escrita, oferecendo oportunidades de acesso ao mundo da literatura, impedindo que estes talentos promissores se percam em meio a criminalidade.

A Academia Juvenil Acreana de Letras, declarada de utilidade pública segundo a Lei 2.322 no município de Rio Branco, representa mais que uma referência em literatura no estado do Acre, mas sim um instrumento em favor da arte, da escrita e da leitura, a materialização de sonhos de escritores de tenra idade, que ousaram fazer a diferença, e assim inspirar ainda mais crianças, adolescentes e adultos a seguir o caminho das palavras.

Estudantes de Direito na Acadêmica Acreana de Letras

A aluna Rayssa Castelo Branco, atual Vice-presidente da AJAL conta um pouco da trajetória como escritora:

"Sempre gostei muito de escrever, tanto que esse foi um dos motivos que me levou a escolher o curso de Direito, sinto que posso unir meu senso de justiça a uma habilidade que possuo. Tenho dois livros publicados, ambos de poesia, financiados por editais de cultura do estado e do município. E, para mim, é uma grande honra poder colaborar com a literatura acreana. Também espero poder escrever livros e artigos na área jurídica futuramente, além de seguir a carreira acadêmica e a docência”.

E o aluno Jackson Viana, Presidente-fundador da AJAL e autor de três livros, comenta sobre sua escolha profissional:

"Mesmo com o hábito de escrever desde os oito anos, sempre tive o sonho de cursar Direito e de aprofundar o meu conhecimento na legislação brasileira, além de, é claro, ter a chance de me tornar um futuro ativista jurídico pela garantia de direitos básicos, o que, entre outras garantias constitucionais, são por vezes renegados às pessoas que também nasceram e cresceram em áreas periféricas do Acre, assim como a minha família. Enxergo a literatura como um ofício intrínseco à minha personalidade e à minha relação íntima com o mundo; o Direito eu enxergo como um mecanismo cívico, como um exercício de cidadania que possa contribuir para o bem-estar coletivo e social, através do conhecimento de seus operadores".

Os livros de autoria de Rayssa e Jackson estão disponíveis na Livraria Paim, e para conhecer mais sobre a Academia Juvenil Acreana de Letras e seus projetos basta entrar nas redes sociais @academiadeletras_ajal.

Parabéns Rayssa e Jackson!

Estamos todos orgulhosos!

Estudantes de Direito na Acadêmica Acreana de Letras