conteúdo

3º Período

por italo publicado 30/05/2011 12h39, última modificação 30/05/2011 12h39

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH205 – Geomorfologia Estrutural e Climática

A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil.

90

4-1-0

CFCH210 – Formação Econômica e Territorial Brasileira

A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas.

60

4-0-0

CFCH156 – Geografia Urbana

Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil.

60

2-1-0

CFCH160 – Geografia da População

População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares.

60

2-1-0

CFCH204 – Cartografia Temática

Alfabetização cartográfica. Linguagens cartográficas. Representações gráficas do espaço geográfico. Elaboração, análise e interpretação de representações espaciais. Fundamentação para o tratamento gráfico das informações.

60

2-1-0

CELA208 – Psicologia da Educação XII

Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem.

60

4-0-0

CELA275 – Investigação e Prática Pedagógica

Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação.

60

0-2-0