Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Ufac aprova doutorado em Letras: Linguagem e Identidade

Ufac aprova doutorado em Letras: Linguagem e Identidade

publicado: 27/10/2018 09h47, última modificação: 27/10/2018 09h47

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na manhã desta sexta-feira, 26, a aprovação do doutorado em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre (Ufac). A proposta do curso de pós-graduação foi analisada durante a 180ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada no período de 17 a 19 deste mês, em Brasília.

“A universidade está no caminho certo; além de crescer na graduação, cresce também na pós-graduação, o que demonstra o fortalecimento de um dos pilares da instituição, que é a pesquisa”, opinou a reitora Guida Aquino.

De acordo com o coordenador do mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac, Francisco Bento, o processo seletivo para ingresso no doutorado está previsto para 2019, com 20 vagas. “Com a notícia da aprovação, já estamos trabalhando o edital de seleção”, disse.

Segundo Bento, a necessidade de um programa de doutorado surgiu de uma demanda de 210 alunos. Um total de 120 deles trabalha na educação superior, em cursos de graduação e pós-graduação na própria Ufac, mas também em universidades e institutos federais de educação no Acre, Rondônia, Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul, ou em instituições educacionais do Peru e da Bolívia.

“Sessenta e sete de nossos egressos trabalham na educação básica, vinculados ao Colégio de Aplicação da instituição ou a escolas municipais e estaduais do Acre e de Rondônia”, informou o coordenador. “Enquanto outros 20 mestres formados pelo programa desenvolvem pesquisas e formação de natureza diferenciada, notadamente em organizações governamentais e não governamentais.”

O projeto do curso contou com a consultaria da professora do doutorado em Letras da Universidade Federal do Pará, Marília Ferreira, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac.