Você está aqui: Página Inicial > Menu > Notícias > Alunos de mestrado da Ufac fazem intercâmbio no Inpe e Cemaden

Alunos de mestrado da Ufac fazem intercâmbio no Inpe e Cemaden

publicado: 31/03/2023 13h21, última modificação: 31/03/2023 13h21

Os alunos Eric Nascimento e Jéssica Costa, do mestrado em Ciências Ambientais e do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), do campus Floresta da Ufac, participaram de intercâmbio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre 22 e 31 de março, em São José dos Campos (SP).

O intercâmbio foi fruto dos projetos de pesquisa AcreQueimadas e MapFire, coordenado pelos pesquisadores Sonaira Silva (Ufac/campus Floresta), Liana Anderson (Cemaden) e Luiz Aragão (Inpe). O intercâmbio promoveu apresentação de resultados dos projetos, formação de parcerias entre os estudantes de pós-graduação e discussão de próximos passos para continuação de pesquisas conjuntas sobre a Amazônia.

“Os jovens cientistas formados no Inpe estão qualificados para realizar pesquisas em qualquer lugar do Brasil”, disse Eric Nascimento. “Interagir com eles possibilita a formação de parcerias que, no futuro, podem render publicações relevantes para o Acre e a região amazônica.”

Segundo os mestrandos, a experiência foi fundamental para suas formações pessoais e profissionais, agregando conhecimento e possibilitando interações. “O intercâmbio foi uma importante oportunidade para adquirir novos conhecimentos científicos, construir novas parcerias, conhecer outras culturas, aprimorar e fortalecer vínculos acadêmicos”, contou Jéssica Costa.

Para a professora Sonaira Silva, o Inpe e o Cemaden são referências nacionais em pesquisas científicas. “A formação de pesquisadores qualificados no Brasil necessita de troca de experiência e interações, para que possam compreender as diversas dinâmicas de cada região e incorporar métodos científicos qualificados e mais atuais”, opinou.

310320232.jpeg