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Normas para a apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

Eixos Temáticos dos resumos

 1. Ambiência, Saúde, Bioética, Comportamento e Bem-Estar Animal

 2. Anatomia, Patologia, Fisiologia e Nutrição Animal

 3. Clínica Médica e Cirúrgica e Anestesiologia (Pequenos Animais e Grandes Animais)

 4. Parasitologia, Imunologia e Microbiologia

 5. Reprodução e Biotecnologias

 6. Genética, Genômica e Melhoramento Animal

 7. Pastagem e Forragicultura

 8. Meio-Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável

 9. Animais Silvestres

 10. Produção Animal (Ruminantes e Não Ruminantes)

 11. Ciência dos Alimentos e Produtos de Origem Animal

 12. Comercialização, Mercados e Preços no Agronegócio

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster e comunicação oral. O modo de apresentação será definido pela comissão organizadora. Verificar atualizações no site http://www.ufac.br/ppgespa/simposio

A comunicação oral acontecerá no dia 26 de setembro, no Auditório Manuel Alves (Centro de Convenções da Ufac), a partir das 8 horas. As apresentações orais são de 10 minutos, com 5 minutos para perguntas.

Os pôsteres serão apresentados no dia 25 de setembro, no Hall do Centro de Convenções, a partir das 8 horas.

Submissão de trabalho

Normas para envio de resumo

Os resumos devem ser enviados por e-mail para simposioppgespa@gmail.com.

Os resumos serão publicados em Anais do Simpósio. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.

O prazo para envio de resumos é 15 de julho de 2018.

 

Formato do resumo

Título com a primeira letra e as letras iniciais de substantivos próprios em maiúsculo, negrito e centralizado, fonte Arial, tamanho 12.

Autores. Nome Completo dos autores, em negrito e centralizado, fonte Arial tamanho 11.

Instituição: acrescentar um espaço simples e, na linha seguinte, colocar a instituição dos autores, cidade e estado, endereço eletrônico (E-mail); fonte Arial 10.

O resumo deve ter entre 200 e 350 palavras (utilizar o contar palavras do Word) e deverá conter uma pequena introdução (uma frase), objetivo claro, material e métodos concisos, resultados e discussão e conclusão sem repetir os resultados. Corpo do resumo em Arial tamanho 10.

Palavras-chave: até três palavras, sem repetir as que constam no título. Fonte Arial 10

Indicar fonte de financiamento, se houver, inclusive de bolsa. Arial 10.

Espaçamento 6 pontos antes no parágrafo de autores, afiliação, corpo do resumo, palavras-chave e financiamento. Todas as margens devem ser de 3cm e folha em tamanho A4, com espaçamento simples. Para submissão, o arquivo deverá ser salvo em formato doc.

ATENÇÃO: NÃO serão aceitos resumos nas seguintes condições:

  1. Envio fora do prazo.
  2. Fora do padrão especificado ou com formatação inadequada.
  3. Com apresentação insuficiente de dados.
  4. Sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, nomes dos autores, título etc.
  1. Planos de trabalho e projetos de pesquisa não executados.
  2. Revisões bibliográficas

Para modelo de resumo, visualizar em Modelo de resumo.

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster e comunicação oral. O modo de apresentação será definido pela comissão organizadora.

A comunicação oral acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório Manuel Alves (Centro de Convenções), a partir da 8 horas. As apresentações orais são de 10 minutos, com 5 minutos para perguntas.

Os pôsteres serão apresentados no dia 25 de setembro, no Hall do Centro de Convenções. Verificar atualizações no site www.ufac.br/ppgespa/simposio

Informes gerais:

  1. Certificar-se que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para o mesmo.

 

  1. Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor (es) após o encerramento da submissão final de trabalhos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja realizado corretamente, com o(s) devido(s) autor (es) compondo o artigo e as correspondentes inscrições dos mesmos.

 

  1. Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos nos Anais. Após o encerramento do prazo de submissão não poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores, etc.

 

  1. Os Anais do Simpósio serão publicados em formato eletrônico, no site do evento, após a realização do mesmo. Para que o resumo selecionado venha a ser publicado nos Anais em formato eletrônico, obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Simpósio, por pelo menos um dos autores, em data e local determinados pela Comissão Organizadora. Assim, somente serão publicados nos Anais do Simpósio os trabalhos efetivamente apresentados, e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do mesmo.
  2. Os Anais do 4º Simpósio estão publicados em https://issuu.com/edufac/docs/anais_do_4___simpo__sio_de_pesquisa

 

Normas para apresentação de pôster (banner).

Além dos resumos selecionados, projetos de pesquisa ainda não executados devem ser apresentados pelos pós-graduandos recém-ingressos no Programa.

As normas fazem parte do “Manual de normas para produção de trabalhos acadêmicos” disponível em http://www.ufac.br/ppgespa/coordenacao/pdfs/normas.pdf

A comunicação científica pode ser feita por meio de pôsteres (ou banners) que podem ser exibidos em diversos suportes. São parte do pôster:

  1. O título e o subtítulo (se houver). O título deve ser breve, de preferência ocupando apenas uma linha. Usar fonte Times New Roman ou Arial, caixa alta, tamanho 120 a 140pt, para títulos com quatro ou cinco palavras ou tamanho 40 a 50 para títulos com mais palavras, sempre em negrito. O subtítulo vem abaixo do título em Times New Roman ou Arial, caixa alta, tamanho 60 a 72pt (caso título seja em 120-140pt) ou 20 a 28pt (para títulos em 40-50pt.), sempre normal. Título e subtítulo são centralizados na parte superior do pôster.
  2. Os autores vêm após o título. Usar Times New Roman ou Arial, normal, tamanho 48 a 60pt. Junto ao nome dos autores, em sobrescrito, é colocada simbologia (números, sinais gráficos como # ou *) que arremeta à instituição de origem dos autores e a uma forma de contato (e-mail, whatsapp, etc.). A informação sobre a origem dos autores e a forma de contactá-los vem abaixo de seus nomes, iniciada pela simbologia adotada e separada dessa por um espaço de caractere.
  3. Abaixo vem o conteúdo do pôster. As divisões introdução, material e métodos, resultados e discussão e conclusão não precisam ser explicitadas no conteúdo, mas a apresentação do conteúdo segue essa ordem. Use fonte Times New Roman ou Arial, normal, tamanho 18 a 26 (garanta que a leitura do pôster possa ser feita a até 1m).
  4.  Use blocos de texto com no máximo 50 palavras. Organize os blocos em duas ou três colunas de igual tamanho. Intercale-os com ilustrações (fotos, gráficos, quadros etc.). Citações e a lista de referências bibliográficas não precisam ser aparecer no pôster, mas recomendamos a impressão das referências em folha a parte que pode ser vista pelos interessados no trabalho.

5.1 Apresentação

Suporte – pode ser apresentado impresso (papel, lona, plástico, acrílico).

5.2 Dimensões

Largura – 0,60m até 0,90m

Altura – 0,90m até 1,20m

O projeto gráfico do pôster é de responsabilidade de seu autor Considerações interessantes sobre o uso e a confecção de pôsteres podem ser vistas em http://goo.gl/fqz7g2 ou em http://goo.gl/GOY4xJ.

Utilizar os logotipos disponíveis em http://www.ufac.br/site/ppgespa/coordenacao/download.html