Genética básica
Unidade 1: Biologia Celular - Célula eucarionte: Mitose e Meiose
2. Exercícios de revisão
3. Exercícios de fixação
1. O que acontece com os cromossomos homólogos durante a meiose?
2. Quantas cópias de um determinado gene podem ser econtradas no núcleo haplóide dos gametas de um organismo tetraploide?
3. O esquema mostra o que acontece no núcleo de uma célula eucarionte ao longo dos processos A e B. Ao todo, podem ser reconhecidas quatro fases (1 a 4). (I) Nomeie os processos A e B e diga qual seria a concentração de DNA em cada uma das fases (1, 2, 3 e 4). (II) Diga qual a ploidia no núcleo nas fases 1, 3 e 4.
1. Revisão do tema
As células eucariontes (ou eucarióticas) multiplicam-se por dois processos. (1) Mitose, o qual mantem o número de cromossomos típico para a espécie; (2) meiose, o qual reduz pela metade o número de cromossomos típicos para a espécie.
A mitose ocorre em células somáticas e nas células da linhagem germinativa antes delas iniciarem sua diferenciação. A meiose ocorre apenas nas células da linhagem germinativa, as quais formarão os gametas (óvulos ou espermatozóides).
A manutenção ou redução do número de cromossomos implica na manutenção ou redução da informação genética existente no núcleo da célula.
Na mitose, uma célula diplóide (2n) dá origem a outras duas também diplóides. Na meiose, uma célula diplóide dá origem a outras quatro células haplóides (n).
Enquanto a mitose permite o transito da informação genética entre gerações de células (dentro do próprio organismo), a meiose permite que genes transitem entre gerações de indivíduos (de pais para filhos). Por essa razão, a meiose é o evento diretamente relacionado aos processos genéticos de herança. É durante a meiose que podem ocorrer a segregação independente de genes e a recombinação, eventos importantes para a genética.
Mitose e meiose são processos que produzem movimento de cromossomos dentro da célula. São os cromossomos que são passados adiante após cada ciclo celular e com eles os genes que os formam; essa é fundamentação da teoria cromossômica da herança. Lembrando que cada cromossomo é uma molécula única de DNA; constituindo um conjunto específico de genes.
A meiose ocorre apenas em organismos que se reproduzem de forma sexuada. Ela é a base de toda a genética mendeliana e suas derivações.
Clicando na pergunta aparece uma resposta possível. Antes de vê-la, tente respondê-la mentalmente.
Use esses exercícios como uma revisão.
➤ O que é mitose?
➤ É o processo de divisão celular que mantem o número típico de cromossomos em uma espécie. A mitose é a forma normal de multiplicação de células somáticas e das da linhagem germinativa antes delas darem início ao processo de gametogênese.
➤ O que é meiose?
➤ É um processo reducional de divisão celular. A plodia típica da espécie é reduzida à metade ao final da meiose. Ela aocntece apenas em organismos com reprodução sexuada.
➤ Genes são herdados isoladamente?
➤ Não. Genes (no sentido estrito) são herdados sempre em associação com outros genes. Um conjunto específico de genes forma um cromossomo particular e dessa forma (organizados em um cromossomo) que os genes são passados adiante. Esse é o ponto central da teoria cromossômica de herança.
A mitose e a meiose são os processos responsáveis pela passagem de cromossomos de uma geração a outra, seja uma geração de células (produção de células somáticas - mitose) ou de indivíduos (produção de gametas - meiose).
(permita que seu navegador abra popups)