Genética básica
Unidade 1: Biologia Celular - Célula eucarionte: núcleo
2. Exercícios de revisão
3. Exercícios de fixação
1. Quantas cópias de um mesmo gene têm as células haplóides de um organimo tetraplóide?
2. Esquematize um par de cromossomos homólogos, cada membro do par tendo oito locos gênicos. Três locos devem ser homozigotos, os demais heterozigotos.
3. Um cromossomo tem a seguinte sequência de genes: AbcDEfgH e um outro ABklMNoPQR. Quanto de homologia há entre eles?
1. Revisão do tema
O núcleo é o local da célula eucarionte onde se encontra a maior quantidade de DNA. Esse fica associado à proteínas, formando a cromatina.
A cromatina pode ser encontrada solta, no núcleo interfásico, quando há processos de síntese (DNA, RNA ou proteínas) na célula. Ou ela pode estar completamente condensada, no núcleo mitótico (quando não há processos de síntese).
A cromatina completamente condensada recebe o nome de cromossomo. Cada cromossomo é um conjunto específico de genes. Cada gene ocupa um local no cromossomo, denominado loco gênico. O conceito de gene é impreciso, mas refere-se a unidades ou conjuntos informacionais existentes no núcleo da célula.
Os cromossomos de uma espécie podem ser organizados seguindo-se diferentes critérios. Esse conjunto organizado de cromossomos recebe o nome de cariótipo. Cada espécie tem um cariótipo próprio, mas o número de cromossomos pode ser o mesmo em espécies diferentes.
O número de conjuntos cromossômicos é chamado de ploidia. Um organismo, ou célula, diplóide é aquele que possui dois conjuntos cromossômicos, um recebido da mãe e o outro do pai. Nessa situação, todo gene presente nos cromossomos aparecem em dose dupla. Nesse caso, há uma correspondência entre a informação genética presente em um par específico de cromossomos, eles são chamados de homólogos. Em células somáticas a maioria dos cromossomos se encontram aos pares.
Nas células gaméticas, os cromossomos aparecem sem seu par. A informação genética está em dose simples ou pela metade. Essas células e alguns organismos que possuem essa característica são chamados de haplóides. Uma célula haplóide é aquela que contem a metade da informação genética (ou número de cromossomos) típica da espécie.
Organismos diplóides podem ser homo ou heterozigotos para diferentes locos gênicos. Isso vai depender se os locos gênicos dos homólogos são ocupados por cópias iguais (homo) ou diferentes (hetero) de genes. Chama-se de alelo as diferentes formas que um gene pode se apresentar. Normalmente se usam símbolos (letras, números) para indicar os genes. Genes relacionados são simbolizados com o mesmo símbolo com ou sem variação (por exemplo, ‘A’ e ‘a’ se referem ao mesmo gene A; cada forma é um alelo diferente). Símbolos diferentes representam genes diferentes (por exemplo, ‘A’ e ‘B’ são dois genes; e não dois alelos).
A genética básica se ocupa principalmente dos genes presentes no núcleo da célula e que estão nos autossomos. Autossomo é aquele cromossomo que não participa do processo de diferenciação sexual do organismo. Assim, eles contrastam com os cromossomos sexuais.
Clicando na pergunta aparece uma resposta possível. Antes de vê-la, tente respondê-la mentalmente.
Use esses exercícios como uma revisão.
➤ O que é cromatina?
➤ É o complexo formado entre DNA e proteínas (histonas).
➤ Diferencie cromatina e cromossomo.
➤ Cromatina e cromossomo representam o mesmo complexo químico porém em estados diferentes. A maior parte da cromatina fica solta (desenovelada) , ao se compactar, dá origem ao que chamamos cromossomo.
➤ O que são cromossomos homólogos?
➤ São cromossomos que apresentam informação genética (genes) análoga entre si. Esses cromossomos podem ser apresentar em conjuntos no núcleo mitótico. Metade do conjunto tem origem materna e metade tem origem paterna.
➤ O que significa diploidia?
➤ Que o organismo ou célula apresenta dois conjuntos cromossômicos, um materno e outro paterno. Nessa situação, toda informação genética aparece duplicada.
➤ O que é uma célula haplóide?
➤ É célula que apresenta metada da informação genética típica para a espécie. Também pode ser entendida como a célula que tem metade do número cromossômico típico para a espécie.
➤ Como o núcleo pode ser classificado?
➤ Em interfásico (quando podem ocorrer processos de síntese de compostos como DNA, RNA ou proteínas) e em mitótico (quando os processos de síntese são interrompidos). No núcleo interfásico a cromatina está frouxa (os cromossomos não são visíveis); no mitótico, completamente condensada (podemos ver os cromossomos).