Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado na Ufac
conteúdo

Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado na Ufac

por Ascom02 publicado 17/05/2016 09h00, última modificação 17/05/2016 11h06

Em defesa de um tratamento mais humanizado em favor das pessoas com sofrimento mental e pelo fim da violência institucional e simbólica ainda persistente na sociedade, é realizado nesta quarta-feira, 18, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.  Na Universidade Federal do Acre (Ufac), uma extensa programação marcará a data, que visa promover o debate acerca da inclusão social e do resgate da cidadania dessas pessoas. Essa será a primeira vez que a universidade concentrará as atividades alusivas à data.

“Historicamente, carrega-se a cultura do isolamento social de pacientes com sofrimento psíquico. Hoje, entretanto, nós já sabemos que o caminho para esses pacientes é outro. O trabalho, agora, é para firmar um novo modelo de cuidado, baseado, principalmente, no resgate de direitos e autonomia das pessoas com esse tipo sofrimento”, destaca o coordenador do evento, professor Rodrigo Silveira. “O papel da Ufac é disseminar entre nossos estudantes, futuros profissionais, essa readequação de pensamento.”

A programação começa às 7h, com mobilização na guarita da Ufac e apresentação da performance “Fragmentos de Loucura”, do grupo Ceva, com Verônica Padrão e Ivan de Castela. Às 9h, no bloco do curso de Medicina (Francisco Mangabeira), será realizado o lançamento da exposição permanente Arte de Ser, coordenada pelo psicólogo Fabiano Carvalho. A exposição reúne uma coleção de artes plásticas de autoria dos pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).

Outro destaque na programação é a exibição, às 15h, no Teatro Universitário, do filme “Nise, o Coração da Loucura”, do diretor Roberto Berliner. O filme, que teve estreia nacional no fim do mês passado, conta a história da médica psiquiatra que mudou os rumos da especialidade no Brasil. Pioneira no uso da terapia ocupacional e da convivência com os animais domésticos, Nise (vivida por Glória Pires) transformou seu ateliê de pintura em um espaço de acolhimento e afeto para seus pacientes.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é uma realização da Ufac, do governo do Estado, da prefeitura de Rio Branco e do projeto Arte de Ser. O apoio é do gabinete do deputado Raimundo Angelim (PT-AC), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC), Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) e Ministério Público Estadual do Acre.

Publicado em: 17/5/2016