Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 1º Seminário do Pibid aborda ações do programa

1º Seminário do Pibid aborda ações do programa

por Ascom02 publicado 30/10/2013 16h05, última modificação 31/10/2013 07h00

A cerimônia de abertura do 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento segue até o dia 1º de novembro.

A solenidade contou com a participação de acadêmicos, professores da universidade e das escolas públicas onde o projeto é executado. A palestra que abriu o evento foi proferida pela representante da diretoria de formação de professores da educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fernanda Villas Boas, com o tema “Pibid: eu escolho ser professor”.

A representante da Capes falou da importância do programa. “O Pibid representa uma estratégia de formação de professores que nos últimos anos tem mobilizado e envolvido os estudantes da licenciatura, que passam a reconhecer no professor supervisor das escolas da educação básica um coformador”, explicou.

E complementou: “Para nós, é muito interessante a composição do grupo que aproxima a universidade do cotidiano na escola e faz com que esses estudantes tenham a oportunidade de, desde o início do seu curso,  entrar em contato com questões muito concretas, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação inicial desses estudantes e futuros professores”.

Para a pró-reitora de Graduação da Ufac, Socorro Neri, esse é, também, um momento de avaliar as ações do programa. “Ações por meio da interação entre a Ufac e as escolas da educação básica da rede pública”, declarou. “Ao mesmo tempo, o seminário permite conhecer e socializar essas ações entre bolsistas e coordenadores de área, de modo a avançarmos na execução desse programa, com o objetivo claro de torná-lo um importante celeiro de formação de docentes para a educação básica”.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, finalizou a solenidade falando da alegria de participar da primeira edição do evento e do papel do programa. “O Pibid veio preencher uma lacuna, pois ele permite esse contato, essa vivência de fazer a teoria e a prática e isso é muito importante, pois nós trabalhamos com vidas”, lembrou.

A Ufac executa o Pibid desde agosto de 2010. O programa visa ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de graduação na rede de educação pública.  Ao todo, são 354 acadêmicos, 62 professores de escolas públicas e cerca de 7 mil alunos dessas escolas envolvidos nessa atividade.

Postado em: 30/10/2013