1º Seminário Saúde e Meio Ambiente é realizado em Cruzeiro do Sul
A sociedade faz parte de um sistema complexo, interdependente e cíclico em que a influência exercida pelo homem sobre o meio ambiente acarreta efeitos positivos e/ou negativos para saúde humana e ambiental. Buscando divulgar conhecimentos exigentes e compreender melhor essa relação e compartilhar conhecimentos sobre a temática, realizou-se, nos dias 19 e 26 de setembro de 2013, o 1º Seminário Saúde e Meio Ambiente do Campus Floresta.
Nos dois dias do evento, docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Biologia discutiram temas como: gerenciamento dos resíduos (lixo) de domicílios e de serviços de saúde; riscos de contaminação ambiental e humana; queimadas e seus impactos na qualidade do ar; mudanças climáticas e desastres ambientais; e legislação ambiental e do Sistema Único de Saúde (SUS).
A promoção e a coordenação do seminário deveram-se à parceria entre professores do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Estiveram presentes cerca de 50 alunos.
O evento culminou no levantamento das demandas de pesquisa e extensão nas áreas de saneamento, segurança alimentar e alimentação saudável dentro do próprio Campus Floresta. Foi ainda construída a “Carta do 1º Seminário Saúde e Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul”, com a descrição das principais propostas no evento
(Sonaira Souza da Silva, professora do Campus Floresta da Ufac)
Postado em: 14/10/2013