Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Dialética do Esclarecimento’ é tema de palestra no ‘Comunicações Filosóficas’

‘Dialética do Esclarecimento’ é tema de palestra no ‘Comunicações Filosóficas’

por Ascom02 publicado 21/02/2014 16h37, última modificação 21/02/2014 16h37

Excepcionalmente no mês de fevereiro, o projeto de extensão “Comunicações Filosóficas” promove duas palestras. A primeira aconteceu na quinta-feira, 20, e a segunda acontece no sábado, 22, às 19h, na sede da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac).

A palestra terá como tema “Sociedade, Natureza, Dominação: Relendo a Dialética do Esclarecimento no século 21” e será ministrada pelo professor de filosofia da Uninorte e mestre em filosofia pela Universidade de Viena, Michael F. Schmidlehner.

A obra “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, primeiramente publicada em 1944, marca um ponto de virada no pensamento filosófico ocidental. Tendo escapado do holocausto na Alemanha nazista, os autores procuram entender por que o grande projeto do esclarecimento, que visava libertar o homem através do pensamento racional, terminou afundando a sociedade em uma nova espécie de barbárie.

Rastreando, desde antes dos tempos homéricos, as tentativas do homem ocidental de controlar e dominar as forças mágicas e míticas da natureza, às quais se sentia submetido, Adorno e Horkheimer evidenciam o estreito entrelaçamento entre estas tentativas de dominação da natureza, e repressão e alienação social nas sociedades totalitárias e capitalistas.

Hoje, setenta anos após a publicação da obra, o acelerado surgimento de novas tecnologias, práticas sociais e mecanismos econômicos introduz profundas reformulações da relação sociedade-natureza, sugerindo uma releitura e nova contextualização da “Dialética do Esclarecimento”.

A palestra visa, primeiramente, situar a obra no seu contexto histórico e cultural, introduzir alguns conceitos centrais da obra e, a partir deles, articular reflexões acerca do Estado de sociedade e natureza no início do século 21.

“Comunicações Filosóficas” foi iniciado em agosto de 2013 e desde então vem realizando um encontro mensal, aberto à participação da comunidade em geral (universitária ou não).

Participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac. Maiores informações podem ser adquiridas com a coordenadora do projeto de extensão “Comunicações Filosóficas”, professora Idete Teles, pelo e-mail comunicacoesfilosoficas@yahoo.com.br.

Postado em: 21/2/2014