2ª Semana Acadêmica de Letras/Libras é encerrada na Ufac
Após cinco dias de palestras, mesas-redondas e minicursos, chegou ao fim nesta sexta-feira, 26, a programação da 2ª Semana de Letras/Libras da Universidade Federal do Acre (Ufac). Este ano, as discussões giraram em torno da formação da identidade do professor surdo e ouvinte.
A palestra de encerramento, intitulada “A construção da identidade do professor de português como segunda língua”, foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Leoni Nascimento. O pesquisador falou sobre o valor da combinação linguística e cultural para o fortalecimento do ensino-aprendizagem da segunda língua.
“O professor ouvinte tem o dever de mergulhar no universo surdo. O contrário também, para que o ensino plenifique-se. É importante atentar para os contrastes existentes, no nosso caso especifico, entre a língua portuguesa e a de sinais”, explanou o professor. “O desafio a ser superado para educação inclusiva é fazer com que a língua portuguesa contemple a língua de sinais e vice-versa. O processo de ensino-aprendizagem depende dessa associação.”
O coordenador do curso de Letras/Libras, Alexandre Melo, avaliou como positivo o saldo do evento. Ele destacou o caráter heterogêneo do público participante. “O maior medidor do sucesso da semana foi a ampla participação não apenas dos nossos estudantes de graduação, como também de outros graduandos surdos e não surdos, e até professores e estudantes da rede básica. Essa interação foi fundamental para o avanço dos debates feitos aqui”, afirmou Melo, fazendo referência a um dos principais objetivos do evento, que era promover a troca de experiências entre especialistas atuantes na área e os acadêmicos do curso, como forma de complemento à formação e construção do perfil dos futuros professores da área.
No Acre, a convite da organização para ministrar a oficina “Contos literários em Libras e adaptação de materiais para crianças surdas”, outro professor da Unir, Márcio Richarles, gostou do que viu nos cinco dias de programação. “Embora o tema inclusão não seja exatamente uma novidade, a narrativa surda demonstra que, no dia a dia da sala de aula, a interação ainda é dificultada e a língua é um dos principais gargalos”, destacou o professor surdo. “Ter uma sala cheia de alunos surdos e ouvintes demonstra um busca de superação desse desafio.”
A 2ª Semana de Letras/Libras foi uma realização da Ufac através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e da coordenação do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa como Segunda Língua. A programação iniciou na segunda-feira, 22.
Postado em: 26/8/2016