Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 2º InterPET discute integração entre grupos de estudo

2º InterPET discute integração entre grupos de estudo

por Ascom-01 publicado 13/11/2015 09h10, última modificação 13/11/2015 15h30

O 2º Integração dos Grupos PET (InterPET) teve início nessa quinta-feira, 12, e termina nesta sexta-feira, 13. O evento reúne grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Acre (Ufac) para demonstração dos conhecimentos obtidos ao longo do ano e para intercâmbio de experiências. Grupos PET da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participam do encontro, que ocorre no anfiteatro Garibaldi Brasil e na sala ambiente de Medicina.

Para a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, os programas PET contribuem com a formação do aluno. “Os grupos atuam em diversas áreas do conhecimento, de Geografia à Saúde. E ajudam a desenvolver e fortalecer ensino, pesquisa e extensão”, explicou.

Na Ufac, há nove grupos PET. O PET Agronomia do campus Floresta, de Cruzeiro do Sul, e Agronomia, Letras, Economia, Geografia, Educação Física, Matemática e Conexões de Saberes — Comunidade Quilombola, Comunidade do Campo e Comunidade Indígena, do campus de Rio Branco. Todos eles estarão reunidos para apresentar as atividades desenvolvidas e fazer exposição de banners com trabalhos desenvolvidos e publicados pelos bolsistas.

Entre os destaques da programação do 2º InterPET, está a participação do presidente da Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet), João Aristeu da Rosa, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que irá debater “Os desafios do PET diante da política de austeridade do governo”. Outro destaque é o professor Alvaro Leonardi Ayala Filho, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que irá tratar do tema “Educação tutorial e o papel do PET no ensino superior”.

O professor do curso de Geografia da Ufac, Anderson Mesquita, é o interlocutor do PET na universidade. Para ele, o programa incentiva ensino, pesquisa e extensão. “Essa é a razão de ser da Ufac”, disse. “É um programa que busca construir um caminho de excelência na formação dos alunos. O InterPET é uma oportunidade de divulgar as ações realizadas pelo programa.”

Ufac sedia 21º Enapet

A Ufac irá sediar o 21º Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet). O evento está previsto para o segundo semestre de 2016 e tem expectativa de receber mais de 2 mil estudantes dos 842 grupos de 121 instituições de ensino superior do país.

Mesquita ressalta que o Enapet é o grande evento nacional sobre o programa de educação tutorial. “É o momento em que todos os grupos, mais de 800, se reúnem para discutir todas as ações desenvolvidas em nível de Brasil”, informou.

A divulgação do evento que ocorrerá na Ufac foi realizada durante o Enapet de 2015, em Belém, o que, segundo Mesquita, foi muito positivo: “Todos querem vir para a Ufac; a divulgação foi muito bem recebida. A exemplo do que aconteceu na 66ª Reunião Anual da SBPC, este é um evento que coloca a Ufac como pioneira.”

Sobre o PET

O PET é um programa criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1979, com o objetivo de incentivar, nas instituições de nível superior, o surgimento de grupos de estudo que se dedicassem ao trabalho intelectual em tempo integral, sob a orientação de um professor tutor, num ambiente que favorecesse o envolvimento, a participação e a troca de ideias e experiências entre alunos e professores.

Postado em: 13/11/2015