Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 4ª Semana de Filosofia discute ética e política

4ª Semana de Filosofia discute ética e política

por Ascom02 publicado 02/12/2014 12h15, última modificação 02/12/2014 15h29

A 4ª Semana de Filosofia da Universidade Federal do Acre (Ufac), tendo como tema geral “Ética e Política”, começou na noite dessa segunda-feira, 1º de dezembro, no campus universitário. A solenidade de abertura, que contou com a participação de dezenas de estudantes, bem como de professores de Filosofia, tanto da Ufac quanto da Faculdade Diocesana São José, foi realizada no anfiteatro Garibaldi Brasil.

O coordenador geral do evento, professor Manoel Coracy Sabóia Dias, salientou, no seu discurso de abertura, a necessidade de uma semana dessa natureza. “O mundo das representações sociais no qual o homem está inserido carece de grandes discussões éticas e políticas, dados alguns problemas crônicos que incidem nesse mundo, tais como, entre outros, as injustiças sociais e os preconceitos”, disse.

“Diante deste quadro”, ainda no dizer de Coracy Sabóia, “se faz absolutamente necessário, bem como pertinente, uma semana de filosofia que venha refletir as questões clássicas da ética e da política. Assim, creio, poderemos entender melhor determinados acontecimentos atuais, visto que a ética e a política são os instrumentos principais para compreender os usos, os costumes e os comportamentos do homem em sua convivência social”.

A conferência inaugural, sob o tema “Perdendo a Dignidade ou como Calcular o Valor de um Homem em Locke e Kant”, foi ministrada pelo doutor Márcio Secco, professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir). O evento se estende até sexta-feira, 5, com a realização de minicursos, mesas-redondas, palestras e relatos de experiências de bolsistas de programas de iniciação científica (Pibic) e iniciação à docência (Pibid).

Vide a programação completa da 4ª Semana de Filosofia no endereço www.ufac.br.

Postado em: 2/12/2014