Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 4° dia de IX Simpósio Linguagens e Identidades encerra atividades com Sessões de Comunicações Livres e Grupos de Trabalhos

por Ascom02 publicado 13/11/2015 10h05, última modificação 13/11/2015 10h08

Com o objetivo de promover debates e reflexões sobre as línguas e literaturas indígenas, o IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, encerrou o 4° dia de evento nesta quinta-feira, 12, com Sessões de Comunicações Livres, Sessões Temáticas e Grupos de Trabalho, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

De acordo com o pró-reitor de Cultura e Extensão da Ufac, Prof. Dr. Enock Pessoa, eventos como o Simpósio Linguagens e Identidades, são importantes porque abordam a temática indígena na universidade. “A cultura e a literatura indígenas fazem parte de uma temática bem atual, mas que a sociedade renegou. Então o Simpósio está trazendo essa temática, reavivando esse tema tão importante e a Universidade Federal do Acre só tem a ganhar com a possibilidade de apoiar esse tema, de apoiar esse evento”, comentou.

Sessão Temática – Sobre as atividades do dia, assuntos como “línguas e literaturas indígenas: o ensino e o papel das instituições” foram discutidos em sessão temática, ocorrida no bloco de pós-graduação da Ufac. Durante a sessão, foram apresentados três trabalhos relacionados ao tema. São eles: “As línguas indígenas e ‘as tarefas linguísticas’ na região”, de Selmo Azevedo Pontes - Ufac; “O Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) no horizonte das políticas de patrimônio cultural”, de Marcus Vinícius Carvalho Garcia, INDL/DPI/Iphan; e “Literatura e protagonismo indígena: interface com a educação escolar indígena diferenciada”, de Edson Kayapó – IFBA.

Grupos de Trabalhos – No total, 18 Grupos de Trabalhos e 11 Sessões de Comunicações Livres aconteceram durante toda a semana do IX Simpósio Linguagens e Identidades. A coordenadora dos Grupos de Trabalhos (GTs) do Simpósio, Neuda Larissa Dias Perdigão, comemorou o sucesso das atividades. “A gente não teve muita dificuldade porque toda a equipe do Simpósio estava envolvida. Nos mobilizamos e houve um comprometimento de todos. Foi um sucesso”, finalizou.

PEC 215 - Na noite da última quarta-feira, dia 11, dia nacional de mobilização contra a PEC 215, os professores, acadêmicos e lideranças indígenas participantes do IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental aprovaram uma moção de repúdio contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 215, mais conhecida como “PEC da Morte”.

Os participantes acreditam que "PEC da Morte", ao mudar o trâmite de demarcação das Terras Indígenas (TIs), Unidades de Conservação (UCs) e Quilombolas, trará prejuízos irreparáveis aos povos indígenas e a todos os brasileiros de uma maneira geral, porque transfere a autoridade do governo de realizar as demarcações por decreto para votação no Congresso.

Postado em: 13/11/2015