Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 50 anos do golpe militar é discutido nesta terça-feira na Ufac

50 anos do golpe militar é discutido nesta terça-feira na Ufac

por Ascom-01 publicado 31/03/2014 23h02, última modificação 31/03/2014 23h02

O movimento da juventude “Juntos” realiza nesta terça-feira, 1º, o ato-debate “Ditadura nunca mais: 50 anos do golpe militar e a criminalização das lutas sociais”, às 19 h, no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac). Alunos, professores, intelectuais, ativistas e políticos estarão reunidos para lembrar os fatos de um dos períodos mais desoladores da história do país.

No dia 1º de abril, o golpe de estado que instituiu a ditadura militar completa 50 anos e continua provocando acaloradas discussões e controvérsias no meio político e social. A ditadura, que durou 21 anos, matou cerca de 460 pessoas, além de 140 desaparecidos políticos, censura a jornais, cassação de direitos políticos e exílios.

O evento, em Rio Branco, faz parte da Semana Nacional Edson Luís, primeiro estudante a ser morto durante um protesto, às vésperas da promulgação do AI-5. Sua morte foi o gatilho de uma das maiores marchas contra o regime militar. Participam do ato-debate os professores e ativistas políticos Maria José Bezerra, Fortunato Martins, Elder Andrade de Paula, Jaidesson Peres e Francisco Bento.

“Pretendemos não só relembrar o quão devastadora foi a ditadura e que não deve se repetir nunca mais, mas também discutir e combater os seus resquícios, como a lei antiterrorismo que está sendo defendida no Congresso e a intensificação da criminalização dos movimentos sociais por parte do sistema de justiça, da segurança pública e da mídia”, disse o membro do “Juntos”, Jaidesson Peres.

O “Juntos” é um movimento nacional da juventude que surgiu em 2011, principalmente com os protestos de junho de 2013. Suas bandeiras principais são educação de qualidade, defesa do meio ambiente, combate ao preconceito e busca por uma sociedade com igualdade e liberdade.

Postado em: 31/3/2014