Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > A matemática integrada na região Norte

A matemática integrada na região Norte

por italo publicado 20/05/2011 16h50, última modificação 23/05/2011 10h49

Foto da A Matemática Integrada na Amazônica

Por meio de um convite do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o prof. Dr. José Ivan da Silva Ramos (foto), da Universidade Federal do Acre (Ufac) visitou a Universidade Federal do Amapá (Unifap) onde, no último dia 19 de maio, se reuniu com pesquisadores das universidades federais da região Norte e uma comissão de representantes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O grupo de professores deu prosseguimento à elaboração de um projeto voltado para o fortalecimento da área de matemática na região Norte. Dentre outras ações o projeto prevê uma cota de bolsas específicas para a iniciação científica na área de matemática, na Ufac, a realização do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) em nosso Estado, o custeio de intercâmbio entre alunos e professores de matemática da Ufac e centros de pesquisas avançados e a realização do 3º Colóquio de Matemática da Região Norte, em Rio Branco, no ano de 2014.

O projeto, com duração de 04 (quatro) anos, começando no 2º semestre de 2011, deverá ser definido em uma nova reunião a ser realizada no mês de junho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), quando o citado grupo de professores deverá dar uma forma final à proposta que posteriormente será apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).