Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Abertura da I Semana Pedagógica ocorre com palestra de docente da UnB

Abertura da I Semana Pedagógica ocorre com palestra de docente da UnB

por Ascom-01 publicado 23/11/2015 16h55, última modificação 23/11/2015 17h57

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta segunda-feira, 23, no Teatro Universitário, a abertura da 1ª Semana Pedagógica da Escola de Formação à Docência do Ensino Superior (Esfor). O evento vai discutir o tema “metodologias ativas” e contou com palestra de abertura ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Ramos Fragelli. A abertura do evento em Cruzeiro do Sul acontece amanhã, 24.

Fratelli é reconhecido nacionalmente por promover práticas de ensino que estimulam o aluno a permanecer em sala de aula. “É um professor que conseguiu reduzir índices elevados de evasão e retenção nas disciplinas dele. Isso em decorrência do uso de metodologias ativas”, explicou a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli.

Esta é mais uma das atividades previstas no planejamento estratégico da Esfor, um projeto iniciado em setembro deste ano que tem como objetivo a manutenção do desenvolvimento profissional dos professores da instituição.

Apesar de ter como prioridade os professores da Ufac, Aline Nicolli, que coordena os trabalhos da Esfor, estendeu o convite a todos os professores. “Esta é uma grande oportunidade para quem trabalha com educação, para quem está em sala de aula e atua diretamente com os estudantes. Uma oportunidade para pensar ou repensar as práticas e metodologias”, afirmou ela.

As atividades de formação continuada desenvolvem-se a partir das seguintes ações principais: ambientação acadêmica (administração em roda e centro em foco); aprimoramento da docência, intercâmbio docente, especialização em docência na educação superior e especialização em gestão acadêmica; e socialização de experiências (mostra de práticas pedagógicas).

O curso de Medicina da Ufac está passando por um processo de mudança curricular e um professor do curso, Rodrigo Silveira, acha que não é preciso mudar só a estrutura, mas principalmente as práticas pedagógicas. “Mudar prática pedagógica não é fácil, e temos a oportunidade de, neste evento, ouvir pessoas que fazem a mudança em seu cotidiano. Isso é muito importante”, ressaltou o professor.

Serão quatro oficinas que discutem, de forma geral, a utilização de metodologias ativas em sala de aula. No campus de Rio Branco as oficinas ocorrem entre os dias 24 e 25. Já em Cruzeiro do Sul, após a abertura do evento realizada hoje, as oficinas ocorrem nos dias 25 e 26. Por isso, o participante deve ficar atento para não perder a oficina com o tema que mais interessa.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Postado em: 23/11/2015