Acadêmicos e professores da Ufac farão intercâmbio na Europa
Selecionados no “Erasmus Mundos” se reuniram na tarde de nessa quinta-feira, 1º, com a vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o Assessor de Cooperação Interinstitucional, Gleyson Oliveira, para trocar experiência com as participantes de anos anteriores.
O “Eramus Mundos” é um programa de cooperação internacional e mobilidade na área da educação superior financiado pela Comissão Europeia e implementado pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e a Cultura (EACEA).
Da Ufac foram selecionados quatro participantes nas áreas de doutorado completo, pessoal acadêmico e administrativo e graduação: Maristela Alves de Souza Diniz, Coracy Saboia, Cleber Fernando Rodrigues de Souza, Manoel e Dorotéa Evangelista de Sousa Vale. Eles irão à Espanha e à Itália.
As acadêmicas de Letras-Espanhol, Luzineide Rodrigues e Maria Ida participaram do programa em 2010/2011 e vieram compartilhar a experiência com os que irão agora em setembro. Elas foram para Barcelona, na Espanha, e disseram que o intercâmbio foi revigorante. “Foi uma experiência única, pois me deu a possibilidade de conhecer a Europa, outra cultura, culinária e pessoas diferentes. Gerou um crescimento não só profissional, mas pessoal também e me fez perceber que o nível do espanhol estudado na universidade não está tão distante do falado em outros países”, declarou Luzineide Rodrigues.
O professor de filosofia, Coracy Saboia, segue para a Universidad de Valladolid, na Espanha, onde trocará experiências com os professores de filosofia do ensino médio. Segundo ele, será uma troca de educação comparada e 30 dias de intenso trabalho. Para o professor, a expectativa é aperfeiçoar e melhorar a experiência acadêmica. “Espero dar o melhor de mim e levar uma boa imagem da universidade e do Brasil”, declarou.
A acadêmica da Letras-Espanhol, Dorotéa Vale, também vai para a Universidad de Valladolid, onde passará cinco meses. Ela retorna à Europa agora em setembro para mais esse intercâmbio. Em janeiro desse ano, Dorotéa foi para Salamanca, através do “Top Espanha”, um programa do Banco Santander. Ela não esperava ser aprovada nos dois programas e se disse muito feliz pela oportunidade. “O objetivo maior é o convívio com a língua. Pretendo ser professora de espanhol e essa viagem é uma oportunidade única”, disse. Dorotéa agradece o apoio da família, dos professores, colegas e da Ufac.
Já a professora Maristela Diniz segue para o doutorado e passará 36 meses na Espanha. “Essa é a realização de um sonho. Desejo contribuir com a universidade e com o Estado, porque a região é muito carente de profissionais com essa formação”, comentou.
O acadêmico de Engenharia Civil, Cleber de Souza, é o único que vai para a Itália. Ele não conhece o continente e está ansioso e um pouco temeroso com a viagem. “Estou feliz e ansioso, mas também meio temeroso porque não conheço a Europa e não domino a língua, mas sei que isso irá acrescentar muito para a minha vida pessoal e profissional”, destacou.
O projeto Babel (com o apoio financeiro atribuído pela Comissão Europeia, através do programa “Erasmus Mundus”) oferece bolsas a estudantes, investigadores e pessoal acadêmico e administrativo da América Latina que desejem realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas, disponíveis para estudantes de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo, incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula.
As inscrições estão disponíveis até novembro. Mais informações pelo site http://babel.up.pt/.