Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acre apresenta resultados dos JUBs 2013

Acre apresenta resultados dos JUBs 2013

por Ascom02 publicado 04/11/2013 08h10, última modificação 04/11/2013 08h17

Após 10 dias de competições, a 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), ocorrida em Goiânia-GO, de 24 de outubro a 2 de novembro, consagrou 24 equipes campeãs, nas modalidades de basquete, vôlei, handebol e futsal (masculino e feminino).

Neste ano, a Universidade Federal do Acre (Ufac) teve uma participação expressiva, em relação aos anos anteriores. Levou 50 atletas que competiram em modalidades coletivas e individuais. Um dos melhores resultados alcançados ocorreu no atletismo, com Davi Santana, estudante de Geografia (licenciatura), que conseguiu o sexto lugar no arremesso de peso. O melhor resultado para o Acre foi o terceiro lugar da equipe de voleibol da Uninorte. A delegação acriana nos JUBs contou com 90 pessoas, entre atletas, chefes de delegação, equipe técnica, técnicos e coordenadores.

Para o presidente da Federação Desportiva Universitária do Acre (FDUA) e coordenador do curso de Educação Física (bacharelado) da Ufac, Sandro Melo, a instituição acriana vem se firmando dentro dos JUBs, com inclusão de novas equipes e diversidade de modalidades. “Procuramos incluir um número maior de alunos”, disse.

Nos JUBs 2013, o nível das equipes foi alto. Novos atletas do Acre participaram da competição nacional. De acordo com Melo, eles “voltam motivados”. “Não é porque os resultados não vieram que iremos parar. Precisamos dar continuidade, investir para que, nos próximos anos, possamos colher frutos”, ponderou. Muitos atletas que participam dos JUBs acabam integrando equipes profissionais. Além disso, os jogos trazem visibilidade nacional para o Estado participante.

“A estrutura de organização de uma competição desse porte impressiona”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Estudantil da Ufac, Antônio Pontes. Ele refere-se a logística e estrutura disponibilizada aos atletas e às delegações. Pontes ainda ressaltou o companheirismo e a união entre as equipes: “É uma coisa importante que só o esporte traz”. A Ufac, neste ano, passou a disponibilizar 50 bolsas estudantis do Programa de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), com o objetivo de incentivar os atletas em seus cursos e fazê-los prosseguir com os treinamentos.

Os JUBs em números

Os JUBs 2013 tiveram a presença de aproximadamente 3 mil atletas, divididos em 198 equipes, sendo 95 femininas e 103 masculinas, de 26 estados mais o Distrito Federal. Neste ano foram realizados na cidade de Goiânia-GO e, em 2014, serão na cidade de Aracaju-SE. A escolha foi confirmada na cerimônia de abertura dos JUBs, no último dia 24 de outubro, com as presenças do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, e do ministro do Esporte, Aldo Rabelo.

A competição trouxe novidades, como a inclusão das modalidades de vôlei de praia, basquetebol três por três e xadrez, e realizou a primeira edição dos JUBs Acadêmicos, cujos objetivos são aproximar as instituições de ensino superior do desporto universitário e abrir espaço para discussões de cunho científico, além de ser uma oportunidade para apresentação de trabalhos que são realizados dentro da área esportiva em vários locais do país.

Os JUBs são uma realização da CBDU, em parceria com Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte. A cada ano recebe o apoio das federações estaduais, dos governos estaduais e das prefeituras.

Postado em: 4/11/2013