Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acre sedia 50º Congresso de Medicina Tropical
conteúdo

Acre sedia 50º Congresso de Medicina Tropical

por Ascom-01 publicado 18/08/2014 09h50, última modificação 18/08/2014 10h07

“O desafio dos Trópicos para a saúde do mundo”. Este é o tema central do 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O evento, que este ano ocorre no Acre, terá como eixos norteadores: as interfaces da Medicina Tropical com as demais áreas do saber científico e dos interesses da sociedade; um forte enfoque amazônico; e a mescla da pesquisa com a prática clínica e a saúde pública. A expectativa é de que venham participantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guianas, Peru, Suriname e Venezuela.

O presidente da comissão organizadora do Congresso, Thor Dantas, salienta que a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) fez um grande movimento ao voltar seu Congresso para a região amazônica. Ele considera a aposta histórica e estratégica. “É levar o saber e o debate científico para onde mais é necessário”, assinala ao atentar que a curiosidade aliada à oportunidade de conhecer um lugar novo talvez possam ser um atrativo a mais para potenciais participantes. “É uma chance única de conhecer o Acre. Como temos dito: você tem muito a conhecer na Amazônia”, ressalta.

Programação

O Congresso será realizado na capital, Rio Branco, entre os dias 26 e 30 de agosto, no Centro de Convenções, recém-inaugurado, com auditório para 2,7 mil pessoas e possibilidade de até cinco salas simultâneas. Nesta edição, a premiação será estendida a melhor matéria jornalística em Medicina Tropical, além de premiar o melhor trabalho científico. “A mídia tem papel importantíssimo na relação da sociedade com a saúde. Educação e informação em saúde são a base para a superação dos problemas, tanto em nível individual quanto coletivo”, observa o especialista em Clínica Médica e infectologista, Thor Dantas.

O programa do Congresso foi divido em dois grandes grupos. O primeiro: “A Medicina Tropical por ela mesma” – abrange os clássicos temas da Medicina Tropical, como: malária, leishmaniose, Chagas, dengue, micoses, entre outros. “Nestas procuramos abordar a fronteira do saber e da prática: o que sabemos e o que falta descobrir; o que conseguimos fazer na prevenção, no tratamento, no controle e o que precisamos fazer melhor; onde estão as experiências bem sucedidas e para que rumo apontam as evidências”, esclarece Dantas.

O presidente da comissão organizadora do evento destaca que o segundo grupo abrange “A Medicina Tropical e suas interfaces”. Thor Dantas assinala que o debate vai explorar temas onde a Medicina Tropical perpassa as demais áreas do saber. “É possível descrever uma dermatologia tropical, hepatologia tropical, oncologia, oftalmologia, cardiologia, pneumologia e reumatologia tropicais etc”, enumera Dantas ao realçar que também serão debatidos temas como as populações indígenas e ribeirinhas, o potencial terapêutico do bioma amazônico, a medicina militar, o ensino médico em áreas tropicais, entre outras interfaces.

As principais temáticas da grade científica serão abordadas por meio de conferências e mesas redondas. Grandes temas de atualização serão conduzidos em cursos, tanto pré-Congresso quanto trans-Congresso. “A tradicional agenda de temas livres receberá trabalhos de todos os interessados e será a grande oportunidade de todos tomarem conhecimento do que está sendo feito pelos demais pesquisadores”, afirma Dantas.

Programação paralela

Além do cronograma tradicional, o Congresso contará com eventos paralelos, entre eles: Encontro de História da Medicina Tropical – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Reunião dos Países Amazônicos para a Vigilância e Prevenção da Doença de Chagas (Amcha) – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela (OPAS); Reunião da Rede Amazônica de Vigilância da Resistência aos Antimaláricos (Raveda/OPAS); Mostra de Medicina Tropical para estudantes do ensino médio.

Como participar

Todos os profissionais e estudantes, de graduação e pós-graduação, interessados no tema da Medicina Tropical e suas interfaces com a sociedade podem e devem participar do evento. “Isso inclui todas as áreas da saúde, abrangendo pesquisadores, profissionais dedicados à atividade clínica e à saúde pública, mas vai além. A SBMT procura dialogar com historiadores, jornalistas, gestores públicos”, enfatiza Dantas.

 

Serviço:

O quê: 50º Congresso de Medicina Tropical

Quando: entre os dias 26 e 30 de agosto de 2014

Onde: Centro de Convenções de Rio Branco - Acre, localizado na Via Verde, na rotatória da Terceira Ponte.

Informações: Para saber mais sobre o evento entre em contato pelo email: medtrop2014@gmail.com.

Site do evento: www.medtrop2014.com.br/principais-temas/