Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos de Veterinária promovem ‘trote solidário’

Alunos de Veterinária promovem ‘trote solidário’

por Ascom-01 publicado 17/07/2013 07h47, última modificação 17/07/2013 07h47
Atividade consiste em arrecadação de ração; total apurado será destinado à ‘Sociedade Amor a Quatro Patas’
Alunos de Veterinária promovem ‘trote solidário’

Trote Solidário

O Centro Acadêmico (CA) de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciou na manhã dessa terça-feira, 16, um “trote solidário” junto aos universitários do primeiro período, que são chamados de “bixos” pelos alunos de períodos mais avançados ou, tradicionalmente, de calouros.

Segundo o vice-presidente do CA de Veterinária, Maik da Silva Araújo, o trote consiste na doação de um quilo de ração para cães ou gatos. Ontem, já havia sido arrecado cerca de 20 quilos de ração. O trote prossegue durante esta semana. O total apurado será repassado à “Sociedade Amor a Quatro Patas”, uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é retirar animais domésticos das ruas e disponibilizá-los para adoção.

Para Maik, trata-se de uma forma diferenciada de receber os calouros. “É um trote inofensivo, não humilha, não machuca, nem causa constrangimento a nenhum aluno”, disse. Ele lembrou que essa recepção começou no dia 28 de junho, com um café da manhã oferecido aos alunos iniciantes do curso. “Nosso objetivo é promover uma interação entre alunos do curso, calouros e veteranos, para manter uma união que vem dando resultado: obtivemos nota quatro no Enade”, destacou.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia cursos de graduação e atribui-lhes até cinco pontos, no máximo. Maik prevê a continuidade de ações voltadas aos universitários de Veterinária com a promoção de uma semana acadêmica, com realização de uma “calourada”, festa de encerramento do evento.