Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos do PET - Agronomia - Cruzeiro do Sul - arrecadam donativos para desabrigados da região serrana do Rio de Janeiro

por italo publicado 18/01/2011 23h05, última modificação 07/04/2011 15h19

Grupo de estudantes universitários se encarregou de mobilizar os doadores. Os donativos arrecadados no interior do Acre serão transportados de avião para atender as vítimas da enchente na Região Serrana do Rio de Janeiro.

O maior desastre natural da história do Brasil causa comoção ao país inteiro e desperta o espírito solidário, até de brasileiros que já convivem com o isolamento.

Nessa época de inverno amazônico, o município de Cruzeiro do Sul no interior do Acre, está isolado da capital Rio Branco, localizada a 700 quilômetros por uma rodovia em construção há mais de 12 anos. O abastecimento depende do transporte fluvial. Atualmente com o baixo volume de água do Rio Juruá, alguns produtos faltam no mercado local.

Apesar da dificuldade, um grupo de estudantes de agronomia do Programa de Educação Tutorial (PET-Agronomia) do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), decidiu mobilizar a população da cidade, para ajudar as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro. Utilizando um microônibus cedido pela universidade, os estudantes saem às ruas de Cruzeiro do Sul arrecadando alimentos, roupas, calçados e brinquedos. “Aqui vive um povo que não tem grande poder aquisitivo, mas tem um coração enorme. É surpreendente o que estamos conseguindo arrecadar em pouco tempo”, conta o professor doutor, André Luiz, que coordena o grupo.

O professor explica ainda que para aumentar as doações, o Campus Floresta, vai promover uma espécie de “trote solidário”, com os calouros que estão prestes a ingressar na universidade. As doações serão enviadas de avião ao Rio de Janeiro, através da Transportadora Gollog, que firmou uma parceria com a instituição de ensino superior. “Com certeza não será a maior doação, mas talvez seja aquela que vai chegar de mais longe. O que queremos é contribuir com os nossos irmãos no Rio de Janeiro”, completa.