Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Assessor de Cooperação Interinstitucional da UFRJ participa de reunião na Ufac

Assessor de Cooperação Interinstitucional da UFRJ participa de reunião na Ufac

por Ascom-01 publicado 24/10/2014 17h25, última modificação 24/10/2014 17h25

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara,  e a vice-reitora Guida Aquino receberam, nesta sexta-feira, 24, a visita do assessor de Cooperação Interinstitucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vitor Amaral. Uma reunião entre a administração, o convidado e técnicos das unidades administrativas e acadêmicas da instituição discutiu experiências e desafios para internacionalização das duas universidades.

“A UFRJ é uma referência em internacionalização. Trouxemos o Vitor aqui por entender que ele tem muito a nos dizer”, disse o reitor na fala de apresentação do convidado. Kinpara também destacou a progressiva participação da Ufac em grupos e associações ligados ao tema. Em setembro, a universidade participou do 24º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, na China, quando ficou estabelecida a criação de um website interativo que se constitua num instrumento para uma parceria entre as instituições envolvidas.

Assessor de Cooperação Interinstitucional da UFRJ participa de reunião na Ufac

Mais recentemente, durante a realização do 6º Seminário Internacional, na semana passada, a instituição também foi aceita para integrar o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). As duas ações fortalecem a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas de mobilidade para professores e alunos.

“São os primeiros passos. Nós ainda estamos engatinhando em busca da internacionalização”, afirmou a vice-reitora. “A UFRJ já está a passos largos e o Vitor, aqui, com sua experiência, nos ajuda a compreender melhor o assunto para encarar o que vem pela frente.” Guida, que também é assessora de Cooperação Interinstitucional da Ufac, aproveitou a manhã para ter uma conversa inicial com o colega da instituição carioca.

Com a atenção de técnicos, diretores de centros, assessores e professores, Vitor Amaral fez uma espécie de palestra na qual pôde refletir sobre o tema da internacionalização, implantação, consequências e desafios. “Não é possível pensar em internacionalização sem fazer nacionalização. Nós precisamos mostrar que o Brasil pode, sim, ser destino para educação superior”, declarou. “Temos instituições de qualidade, em muitos casos, o que falta é nos mostrarmos.” O assessor da UFRJ falou, ainda, das dificuldades e avanços enfrentados na própria instituição e, ao final, respondeu a perguntas da plateia.

Postado em: 24/10/2014