Campus Floresta realiza seminário voltado à saúde do adulto e idoso
A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza nos próximos dias 10,11 e 12, a partir das 18h30, no Teatro do Moa, em Cruzeiro do Sul, o 1º Seminário Hospitalar na Atenção à Saúde do Adulto e Idoso no Vale do Juruá. A organização do evento espera receber, em média, 250 participantes por noite, entre profissionais médicos, enfermeiros, representantes do governo estadual e municipal, dirigentes da rede hospitalar dos municípios do Vale do Juruá e estudantes.
O evento é aberto ao público. Entre as pautas de discussão ligadas à saúde, estão males como dengue, malária, doenças negligenciadas e outras enfermidades que levam à internação do indivíduo na rede hospitalar da região. Recentemente, Cruzeiro do Sul confirmou a morte de uma pessoa por dengue. Foi o primeiro caso de morte pela doença registrado em 2014, em todo o Estado.
Outros cinco casos de óbito por suspeita de dengue estão sendo analisados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o município é o quinto, em todo o país, com o maior registro de casos da doença — 11.823 notificações até outubro, número que já supera o registrado em todo o ano passado (11.598).
“Estamos registrando um crescimento absurdo de casos da doença e precisamos discutir a origem do problema. O primeiro dia da programação do nosso seminário foi montado especialmente para discutir dengue e malária, que é outra doença comum na nossa região e que vem tendo os sintomas confundidos com o da dengue”, explicou o professor do Centro Multidisciplinar do campus Floresta, Kleyton Góes Passos. “Vamos correlacionar os sinais de ambos os males, discutir o fator médico e financeiro e as ações de prevenção. Precisamos identificar as responsabilidades.”
Segundo o professor, a ideia do seminário é promover um debate produtivo e participativo, fortalecendo o ensino no intuito de mostrar a força e participação da Ufac na saúde hospitalar. “Nosso grande objetivo é discutir um problema de saúde pública que se chama doenças de notificação compulsória e doenças negligenciadas de forma a focar na atenção básica e, consequentemente, diminuir os casos de internação, que são muito mais caros para a administração”, justificou.
O seminário é um desdobramento das atividades da disciplina Enfermagem, na atenção à saúde do adulto e idoso, com a turma de alunos do 6º período do curso de Enfermagem da Ufac em Cruzeiro do Sul, sob coordenação do professor Kleyton. As inscrições para o evento podem ser feitas através do e-mail saivj2014@gmail.com.
Postado em: 3/12/2014