Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Capes aprova primeiro doutorado da Ufac

Capes aprova primeiro doutorado da Ufac

por Ascom-01 publicado 20/09/2013 09h25, última modificação 20/09/2013 09h33

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na tarde dessa quinta-feira, 19, os resultados das propostas de criação de novos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas universidades brasileiras. A Universidade Federal do Acre (Ufac) foi contemplada com dois novos cursos, um de mestrado (Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental) e um de doutorado (Produção Vegetal).

O doutorado em Produção Vegetal será o primeiro a ser desenvolvido pela Ufac sem a parceria com outras instituições. Seu principal objetivo é qualificar profissionais da região em alto nível, capacitando-os no desenvolvimento de estudos e pesquisas avançadas com espécies vegetais. Será desenvolvido a partir de três linhas de pesquisa: “Tecnologias de Produção e Pós-Colheita”; “Interações Bióticas na Produção Vegetal”; e “Conservação e Manejo de Agroecossistemas”.

Quanto ao perfil do profissional que será formado no doutorado em Produção Vegetal, o que se espera, segundo explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, professor Josimar Batista Ferreira, é que seja capaz, entre outros requisitos, de “analisar e propor soluções de problemas da agricultura amazônica, com ênfase no aumento da produtividade agrícola e da qualidade dos produtos de origem vegetal, aliado ao manejo e conservação dos recursos naturais”.

A reitora em exercício, Guida Aquino, comemorou a aprovação dos cursos de pós-graduação. “Estamos muito felizes com a aprovação do primeiro doutorado da nossa universidade, que, com quase 40 anos de federalização e 50 de história, já o fazia por merecer”, declarou. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os professores que se envolveram no processo de elaboração do projeto, bem como todos os membros da gestão ‘Inova Ufac’, pelo empenho para que isso viesse a acontecer. É uma vitória de todos os acrianos”.

Postado em: 20/9/2013.