Cifor e Ufac capacitam entrevistadores para realizar levantamento de REDD+ no Acre
Um Estudo Comparativo Global sobre a Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), habitualmente realizado pelo Centro para Pesquisa Florestal Internacional (Center for International Forestry Research — Cifor), será aplicado no Acre. As doutorandas Maron Greenleaf e Denize Mello coordenarão essa atividade nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), localizadas entre Feijó e Manoel Urbano, na BR 364, com início no próximo sábado, 21.
Para fazer esse levantamento de REDD+ nas ZAPs, um treinamento está sendo realizado no Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), capacitando entrevistadores para realizar a pesquisa nas comunidades que são atendidas pelo Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) e Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa).
Em 2010, uma equipe esteve no Acre realizando o mesmo levantamento. Agora, o estudo entra na segunda fase, com a avaliação e a comparação dos dados atuais, e as informações das mudanças de REDD+ nessas comunidades.
REDD+ vai além de desmatamento evitado e recuperação de florestas. Atua na conservação ambiental, no uso inteligente do manejo sustentável e no aumento de estoques de carbono nas florestas.
Postado em: 17/9/2013