Cinema das Ideias exibe documentário “Humano, demasiado humano”, na sala de cinema do Sesc Centro
A Universidade Federal do Acre (Ufac) exibe neste sábado, 23, às 19h, na sala de cinema do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro, o documentário Humano, demasiado humano. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.
Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.
O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.
Humano, demasiado humano
O documentário Humano, demasiado Humano aborda a semente do pensamento disseminado por Nietzsche no século XIX, discutindo os conceitos do existencialismo e da psicanálise. O longa-metragem conta com entrevistas de grandes estudiosos do pensamento e da vida de Nietzsche, entre eles, Ronald Hayman e Leslie Chamberlain (biógrafos de Nietzsche), Andrea Bollinger (arquivista), Reg Hollingdale (tradutor), Will Self (escritor) e Keith Ansell Pearson (filosofa).
Além disso, o filme mostra o papel da irmã de Nietzsche na edição de suas obras para o uso como propaganda nazista. Conta, também, com partes de prosas aforísticas extraídas de obras como a parábola de um louco e Assim falou Zaratustra.
Quando: 23 de fevereiro (sábado) às 19h.
Onde: Sala de Cinema do Sesc Centro.
Entrada: gratuita.
Conversação: professor Guilherme Cunha (CFCH/Ufac).