Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cinema das Ideias exibe filme ‘Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado’ no Sesc-Centro

por Ascom-01 publicado 27/08/2014 10h46, última modificação 27/08/2014 10h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta no sábado, 30, às 19h, no auditório do Sesc-Centro, o documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.

“Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” é um documentário sobre o turismo sexual no Brasil, com enfoque especial nas mulheres, travestis e imigrantes brasileiras e revela a trama explícita das redes de turismo sexual e da prostituição. Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar.

O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte. A base da narrativa deste filme pode ser pensada a partir da visão exotizada que muitos estrangeiros possuem em relação à figura da mulher brasileira e do estereótipo do tropicalismo “verde-amarelo”. Junta-se a este tema também as questões sobre a pobreza, abandono, violência familiar, decorrentes de uma estruturação social excludente.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o benefício do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Data: 30 de junho (sábado).

Local: Sesc-Centro.

Horário: 19h.

Conversação: professora Inês Maria Jalul Araújo de Oliveira (Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Ufac)