Cinema das Ideias exibe filme “Que bom te ver viva” na Biblioteca da Floresta
A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta neste sábado, 23, às 19h, na Biblioteca da Floresta, o documentário Que bom te ver viva. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.
O filme aborda a tortura durante o período de Ditadura Militar no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. Que bom te ver viva mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavados aos depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. O filme mostra o preço que essas mulheres pagaram, e ainda pagam, por terem sobrevivido lúcidas à experiência de tortura.
Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.
O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.
Data: 23/03
Horário: 19h
Local: Biblioteca da Floresta
Conversação: Prof. Vicente Gil (curso de História da Ufac)