Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Comissão do Inep visita Ufac

Comissão do Inep visita Ufac

por Ascom02 publicado 13/06/2016 08h10, última modificação 13/06/2016 11h12

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe desta segunda-feira, 13, a quarta-feira, 15, a visita da Comissão de Recredenciamento instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A visita integra o processo que avalia as condições de funcionamento e oferta de cursos da instituição.

A comissão, formada por três membros, observa aspectos físicos, pedagógicos e administrativos da universidade, avaliando, ao todo, dez dimensões, dentre as quais: ações relativas à inclusão social e atendimento aos discentes, ações relativas à atualização e ampliação do acervo bibliográfico e serviços da biblioteca, sustentabilidade financeira, corpo docente, políticas de ensino, pesquisa e extensão, comunicação com a sociedade, plano de desenvolvimento institucional (PDI) etc.

A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações individuais de todas as universidades. A avaliação compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com o relatório produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o processo de avaliação dos cursos de graduação, em que são analisados pedidos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Avaliação realizada na CPA

“Esse é um procedimento normal de avaliação determinado por lei a todas as instituições de ensino superior. Estamos à inteira disposição da comissão e confiantes numa avaliação positiva”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “Afinal, temos feito um esforço coletivo, nos últimos anos, em busca do respeito e da valorização que a nossa instituição merece.”

Postado em: 13/6/2016