Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Conferência discute ciência e saber indígena durante SBPC
conteúdo

Conferência discute ciência e saber indígena durante SBPC

por Ascom02 publicado 23/07/2014 13h05, última modificação 23/07/2014 13h34

Um visitante mais desavisado poderia estranhar, mas em uma reunião científica organizada em plena Amazônia Ocidental, a participação indígena não seria acessória. De todos os cantos do Estado, e dos Andes também, eles chegavam. Bem dispostos, mais - ou menos - influenciados pela tradição branca, eles se aproximavam com entusiasmo natural. Para a maioria, era a primeira participação em um evento científico.

“Ao longo dos anos, a população indígena foi vista meramente como matéria prima para a ciência ‘tradicional’, mas nós sabemos que somos mais. Há muito de ciência e saber nas nossas aldeias”, antecipou a liderança indígena Sabá Haji Manchinery responsável por uma das conferências inseridas na programação da SBPC Indígena.

Com uma linguagem simples e objetiva, Sabá prendeu a atenção dos participantes ao falar sobre o tema “A Ciência e o saber na perspectiva indígena”. Saúde e  sobrevivência foram alguns dos assuntos tratados. “As pessoas podem se perguntar. ‘Mas o que um índio tem pra falar sobre ciência?’. Nossos armamentos  de caça e pesca, nossas experiências de cura na aldeia, são exemplos da nossa ciência, do nosso saber”, explicou o Manxineru.

De Cruzeiro do Sul, o cacique Nii Waninawá foi um dos participantes da conferência. Responsável por orientar 840 índios no município, ele veio a Rio Branco para aprender e também ensinar. “Como cacique, eu oriento o meu povo na aldeia. Lá a gente tem a nossa ciência, o nosso saber que tá na natureza, na floresta e que é diferente da do homem branco. Tá aqui participando dessas discussões é importante por isso porque é uma troca”, justificou o líder.

SBPC Indígena

Uma das novidades da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), aberta na Universidade Federal do Acre (Ufac) na noite de ontem, a SBPC Indígena é um espaço de voz dos povos e organizações nativas.

Montada no bloco de engenharia Civil da Ufac, a SBPC Indígena representa o intercâmbio de saberes entre povos e culturas indígenas com pesquisadores de instituições oficiais.

Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação da SBPC Indígena e para acessar sua programação.

Fonte: Ascom/Ufac

Postado em: 23/7/2014