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Coordenadoria de Sistemas de Informação orienta sobre período de matrículas

por Ascom-01 publicado 14/10/2013 10h15, última modificação 14/10/2013 10h24

De acordo com o calendário acadêmico, nesta terça-feira, 15, inicia o período de matrículas curriculares. Alunos ingressantes e veteranos têm até o dia 30 de outubro para realizar a matrícula via internet.

Para esclarecer algumas dúvidas, a Coordenadoria de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Acre (Ufac) disponibiliza algumas informações para facilitar o processo.  Segue as orientações:

1. O que os alunos fazem no Portal é apenas uma solicitação de matrícula, não garante que o aluno já esteja matriculado na disciplina e tenha sua vaga reservada. Não é levada em conta a ordem cronológica das solicitações, ou seja, quem solicitou no primeiro dia e quem solicitou no último concorrem em igualdade, sendo aplicados outros critérios para verificar quem pode ou não ser matriculado.

2. Entre os dias 31/10 e 2/11 ocorrerá o processamento das solicitações de matrícula. É nesta etapa que será verificado se o aluno tem direito ou não à matrícula. Serão verificados os pré-requisitos, choque de horário, disponibilidade de vagas na turma solicitada e se o aluno não está em atraso com a Biblioteca. Caso passe em todas as verificações, a matrícula é efetivada.

3. No momento da solicitação e nos dias do processamento, o aluno não pode estar em débito com a Biblioteca (com livros atrasados). Se estiver com livro em atraso no momento da solicitação, o Portal não permite que o mesmo efetue a solicitação. Caso não tenha livro atrasado e tenha conseguido fazer a solicitação, mas se nos dias do processamento estiver com livros atrasados, terá todas as solicitações indeferidas e a matrícula não será efetivada por "Impedimento".

5. É fundamental que os alunos acompanhem, através dos relatórios disponíveis no Portal, após o período de processamento, se as solicitações foram deferidas. A situação "Solicitada" indica as turmas que foram solicitadas e ficará nesta situação até o período de processamento. Após o processamento, a situação irá mudar: "Aceita/Matrícula" indica que a solicitação foi deferida e o mesmo encontra-se matriculado, qualquer coisa diferente disso indica que a solicitação foi indeferida e o aluno não está matriculado.

6. Os alunos que tiverem solicitações indeferidas poderão solicitar as disciplinas novamente no Período de Ajuste, que ocorrerá entre os dias 7/11 e 9/11. No entanto, cabe destacar que pode não haver mais vagas nas disciplinas. O processamento dessas solicitações ocorrerá entre os dias 11/ e 13/11, valendo as mesmas regras listadas acima.

7. Problemas que ainda persistirem após as etapas anteriores deverão ser imediatamente comunicados às Coordenações de Curso após o processamento dos ajustes.

8. Alunos que necessitem cursar disciplinas em cursos diferentes do seu deverão fazer a matrícula nas Coordenações destes cursos após todas as etapas da matrícula web.

9. Os alunos que esqueceram a senha e ainda não cadastraram um e-mail válido na opção "Meu Perfil -> Dados Cadastrais -> Endereço" no Portal do Aluno, deverão dirigir-se ao Nurca para cadastrar um e-mail e poder recuperar a senha de acesso utilizando a opção "Esqueci Minha Senha" na tela de login do Portal.

10. As aulas do segundo semestre de 2013 iniciam no dia 4/11.

 

Postado em: 14/10/2013