Coral da Ufac e projetos de dança e ginástica encerram atividades deste ano
Na última semana, o Coral da Universidade Federal do Acre (Ufac), ligado à Diretoria de Arte, Cultura e integração Comunitária, encerrou as atividades deste ano com uma média de 20 apresentações. As atividades integraram alunos, professores e funcionários da instituição, com participação de membros da comunidade externa e do Instituto Federal do Acre (Ifac), sob a coordenação de Douglas Marques. Atualmente, o coral conta com 25 participantes, sendo 20 bolsistas de extensão.
A última apresentação do coral aconteceu no Palácio da Justiça, durante o lançamento do livro “A Graça de Maria”, do escritor brasiliense Edson Lodi. No evento, foi apresentado um repertório natalino e uma apresentação do violinista Miquéias Haluen, que acompanhou a leitura de textos do livro realizada pela atriz Karla Martins.
O coral é coordenado pelos professores Domingos Bueno e Luciene Bittencourt. Bueno considerou proveitosa a atuação do coral. “A experiência positiva das realizações do coral só é possível em função do apoio institucional da Proex [Pró-Reitoria de Extensão e Cultura], essencial para a realização das atividades e para a manutenção do grupo”, avaliou. “É muito importante que outras instituições de Rio Branco compreendam a importância do trabalho e os apóiem, porque sem apoio institucional a realização da arte fica inviável.”
Dança e ginástica
Também ligados à Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária da Proex, os projetos de dança e ginástica encerraram as atividades de 2014. Os projetos “Quem Dança é Mais Feliz”, “Companhia de Dança da Ufac” e “Atividade Física na Promoção da Saúde” possuem, juntos, mais de 150 alunos e contribuem para a aproximação com a arte de dançar e se exercitar, criando consciência corporal e contribuindo para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
Os projetos “Quem Dança é Mais Feliz” e “Companhia de Dança da Ufac” são coordenados pela professora Norma Suely Tinoco Lima, do curso de Educação Física. Já o projeto “Atividade Física na Promoção da Saúde” é coordenado pela professora Jaqueline Valente. As aulas ocorrem no pavilhão do curso de Educação Física três vezes por semana e vêm colaborando não só para o aprendizado dos alunos, mas também para a formação de profissionais qualificados tecnicamente e no setor humano.
“Este ano, o projeto ‘Atividade Física na Promoção da Saúde’ atendeu, rotativamente, mais de 200 pessoas, entre alunos da Ufac, funcionários e comunidade externa, com trabalhos relacionados à ginástica localizada, funcional e alongamento. É um projeto muito procurado; as vagas estão sempre todas preenchidas”, afirmou a professora Jaqueline Valente.
Hoje, são 14 bolsistas atuando na “Companhia de Dança da Ufac” e no “Quem Dança é Mais Feliz”. Há três bolsistas no projeto “Atividade Física na Promoção da Saúde”. Fora isso, cerca de oito voluntários atuam nos projetos.
“Nesses projetos, dei meus primeiros passos na ginástica e na dança”, disse Jana Pinheiro, ex-aluna do curso de Educação Física da Ufac. “Ensinei e fui ensinada, conheci pessoas maravilhosas, pessoas que me apoiaram, puxaram minha orelha, não me deixaram desistir e hoje só tenho a agradecer.”
Norma Tinoco também ressaltou a importância dos projetos. “Este ano foi muito proveitoso, com muita participação, principalmente nos ritmos como bolero, quizomba e zouk, sendo o Forró o mais solicitado”, informou. “O projeto está sempre lotado, o que é muito gratificante para nós. É bom ressaltar que este ano muitos homens participaram, o que é maravilhoso, pois a dança é boa para todos.”
Postado em: 19/12/2014