Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de medicina da Ufac é o quinto mais concorrido do país

Curso de medicina da Ufac é o quinto mais concorrido do país

por Ascom-01 publicado 08/01/2013 15h21, última modificação 08/01/2013 15h21

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (8) que, até por volta das 12h de hoje, 1.163.150 candidatos já haviam se inscrito no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013.

Entre os dez cursos mais concorridos no Sisu, oito são de medicina, um de direito e outro de psicologia. O curso mais concorrido no momento, segundo o MEC, é medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará), com 9.748 inscritos para 140 vagas e nota de corte de 781,82. O segundo mais concorrido é o curso de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos, com nota de corte de 819,27 - a nota de corte mais alta neste momento, seguida de medicina na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) com 813,03.

Em seguida, na lista de cursos mais cobiçados aparecem medicina na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), direito na UFRJ, medicina na UFAC (Universidade Federal do Acre), medicina na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), medicina na UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), medicina na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), medicina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e, por fim, psicologia na UFRJ.

Como os estudantes podem alterar o curso onde se inscreveram até o fim desta semana, os cursos mais concorridos variam, assim como as notas mínimas.

O Sisu seleciona estudantes pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para diversas instituições públicas de ensino, em substituição ao vestibular tradicional.

No total, os 3.752 cursos das 101 instituições que aderiram ao Sisu, disponibilizando 129.319 vagas, receberam 2.251.892 inscrições. Isso é possível porque cada candidato pode escolher dois cursos por ordem de preferência.

Os dez cursos mais disputados

1. Medicina - UFC

2. Medicina - UFRJ