Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Delegação de reitores peruanos visita a Ufac

Delegação de reitores peruanos visita a Ufac

por Ascom02 publicado 02/08/2013 10h45, última modificação 12/08/2013 16h09

Dirigentes de seis universidades peruanas visitaram a Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta sexta-feira, 2, no intuito de conhecer os trabalhos da instituição local, para a celebração de acordos de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa. A ideia que ficou evidente após a conversa do grupo com a reitora em exercício, Guida Aquino, é a de que um convênio nesse sentido pode ser assinado ainda neste ano.

Sobre a cooperação ora proposta, o reitor Antonio Pasquel Ruiz, da Universidad Nacional de la Amazonía Peruana (Unap), explicou que “a região amazônica tem problemas semelhantes, para os quais tem sido aplicadas soluções que chegam a resultados diferentes, dados os trabalhos isolados das instituições. O que se propõe é que as nossas universidades trabalhem em conjunto, chegando a soluções comuns”.

Para a reitora em exercício, Guida Aquino, os habitantes da Amazônia vivem numa região de extrema riqueza e complexidade, com muita coisa ainda por ser pesquisada. “Nesse sentido, precisamos melhorar a nossa produção de conhecimento, sendo uma boa estratégia a soma de esforços com as demais universidades regionais, principalmente que estão sediadas nos países vizinhos”, disse Guida Aquino.

Além da Universidad Nacional de la Amazonía Peruana (Iquitos), a delegação peruana veio composta de representantes das seguintes instituições: Universidad Nacional Amazonica de Madre de Diós, da cidade de Puerto Maldonado; Universidad Nacional de Ucayali (Pucalpa); Universidad Nacional Toríbio Rodriguez de Mendoza (Chachapoyas); Universidad Nacional Intercultural de la Amazonía (Pucalpa); e Universidad Nacional Agraria de la Selva (Tingo Maria).