Palestra tematiza desafios enfrentados por povos indígenas
O superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FASC), Virgílio Viana proferiu, hoje pela manhã, 23, a conferência “Desenvolvimento sustentável dos povos indígenas da Amazônia: o desafio de identificar e multiplicar soluções”, como parte da programação da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para melhor ser compreendido pela plateia, em sua grande maioria, composta por índios do Peru e da Bolívia, Viana falou em espanhol. Um dos principais pontos da conferência foi o debate sobre os desafios enfrentados para promover o desenvolvimento sustentável, as melhorias da educação e a busca pela autonomia dos territórios indígenas, além da má gestão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
A conferência promoveu trocas de experiência entre os participantes e a busca de soluções para os problemas indígenas. “Temos que buscar mecanismos para compartilhar as soluções e promover os diálogos entre as etnias”, afirmou.
Para que os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas possam ser resolvidos, Viana apontou como saídas a valorização da cultura e dos serviços ambientais e uma maior autonomia de seus territórios. O conferencista destacou ainda, o fortalecimento de uma educação de qualidade com relevância na história e na cultura desses povos, pontes entre o saberes tradicionais e a inovação tecnológica.