Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Doutoranda da Ufac publica artigo em revista internacional sobre descoberta de inseticidas vegetais em plantas da flora amazônica
conteúdo

Doutoranda da Ufac publica artigo em revista internacional sobre descoberta de inseticidas vegetais em plantas da flora amazônica

por glauco publicado 10/07/2015 13h45, última modificação 10/07/2015 13h57

A aluna do doutorado em Produção Vegetal (Agronomia), Ana Cláudia Vieira, teve artigo aceito para publicação na revista internacional Journal of Stored. O artigo será publicado em breve e trata da descoberta de inseticidas vegetais com base em óleos extraídos de plantas da flora amazônica para controle do caruncho-do-milho e é resultado da dissertação de mestrado.

Está é a primeira publicação internacional da área de entomologia agrícola do programa de pós-graduação em Produção Vegetal (Agronomia). O artigo foi aceito com louvor, sem nenhuma correção por parte do Journal of Stored. Tem como co-autores os docentes Carromberth Carioca Fernandes e Lucas Martins Lopes. O trabalho foi coordenado pelo professor Adalberto Hipólito Sousa.

Através de pesquisa, Vieira descobriu uma gama de óleos naturais com potencial inseticida para controle do caruncho-do-milho Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae) que é uma das pragas mais destrutivas de grãos armazenados. Essa praga é controlada atualmente com a fosfina e com inseticidas organofosforados e piretróides que com uso contínuo tem ocasionado resistência a essas substâncias. O uso destes produtos também apresenta risco à saúde humana e ao meio ambiente.

A flora amazônica apresenta uma gama de plantas com propriedades inseticidas e foi nela que Ana Cláudia Vieira buscou um inseticida vegetal como alternativa ao uso dos produtos que são utilizados atualmente. A doutoranda descobriu onze óleos com potencial inseticida e destes, seis apresentaram um resultado uniforme.

Segundo o coordenador do projeto em pesquisa Manejo Integrado de Pragas Agrícolas e Florestais no Estado do Acre, Adalberto Hipólito Sousa, os inseticidas vegetais, reportadas no artigo são alternativas potenciais a serem implementadas no manejo de insetos-praga. “Os trabalhos não param, este artigo é apenas o início de um grande projeto de manejo integrado de pragas da região amazônica”, explicou Sousa.

Postado em: 10/7/2015.