Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac inicia visita a escolas

Edufac inicia visita a escolas

por Ascom02 publicado 21/11/2013 14h35, última modificação 21/11/2013 14h35
Ação faz parte do projeto ‘A Edufac Vai à Escola’, cujo objetivo é estimular a leitura e divulgar obras locais

A Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) está promovendo o projeto de extensão “A Edufac Vai à Escola”, coordenado pelo professor Gilson Mesquita. A proposta da equipe da editora é visitar escolas públicas e particulares, incentivando a leitura e a escrita.

Nessa quarta-feira, 20, aconteceu a primeira experiência do projeto no Colégio de Aplicação (CAP) da Ufac. Após planejamento com os professores do CAP, a Edufac, juntamente com as Professoras Nazaré Souza, Aelissandra Ferreira e Keliane Souza, desenvolveu a oficina de leitura “O Livro: da Ideia à Publicação”.

Numa conversa informal, os alunos conheceram a trajetória de criação do livro, desde o papiro até os modernos e-books, além de ficarem por dentro de todo o processo de produção de uma obra. “A parceria foi um sucesso e tem contribuído positivamente para aguçar, nos alunos, o interesse pela leitura e pela escrita”, disse o representante da Comissão de Eventos do CAP, professor Reginâmio Bonifácio. “Isso pode, em médio prazo, incentivar o surgimento de autores mirins”.

O professor Gilson Mesquita, diretor da Edufac, considera essa iniciativa importante. “Representa o intercâmbio entre a universidade e a sociedade. De um lado, nossas crianças e jovens são incentivados à leitura e à escrita; de outro, a editora divulga, de maneira mais efetiva, o conhecimento produzido na Ufac”, declarou.

Além dessa primeira ação, será realizada a oficina “Papo com o Autor”, neste sábado, 23. O convidado será Jorge Fernandes, autor de “Negros na Amazônia Acreana”. Mesquita comemora essa oportunidade: “Será um momento de discutir com os alunos temas como a negritude e a igualdade racial, fechando as atividades do CAP na semana da consciência negra”.

No próximo dia 30, a Edufac finaliza sua participação no CAP, com a realização de uma Feira do Livro. “Uma forma de divulgar as obras da Edufac à comunidade escolar e incentivar os alunos a conhecerem mais sobre nossa Amazônia e nosso Acre”, concluiu Mesquita.

Postado em: 21/11/2013