Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac publica livro ‘A Serpente do Capital’, de Daniel Iberê

Edufac publica livro ‘A Serpente do Capital’, de Daniel Iberê

por Ascom02 publicado 08/12/2015 14h10, última modificação 10/12/2015 09h54

A Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) publica, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, o livro “Iirsa: a Serpente do Capital — pilhagem, exploração e destruição cultural na América Latina (Santo Antônio e Jirau)”, de Daniel Iberê.

A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), em 2012. Pretende contribuir com a discussão acerca da destruição cultural dos povos e territórios situados no eixo Peru, Brasil e Bolívia, sobretudo no que diz respeito ao avanço de grandes projetos de exploração dos recursos naturais na região.

Além disso, procura tratar dos impactos sociais e culturais que a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa) trará para as populações indígenas, seringueiros e ribeirinhos que vivem nos territórios abrangidos pelo eixo dos referidos países. Volta-se à análise do setor energético, notadamente as hidrelétricas de Santo Antônio e Girau, em Rondônia, por sua extrema importância para a manutenção da exploração e consolidação hegemônica das corporações multinacionais na América Latina.

Postado em: 8/12/2015