Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac lança livro digital em projeto inovador no Facebook

por Ascom-01 publicado 12/09/2013 14h20, última modificação 12/09/2013 14h55
Leitura e comentários à obra do professor Elder Andrade de Paula podem ser feitos diretamente na rede social

O auditório da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) teve seus lugares ocupados com mais de cem pessoas na noite dessa terça-feira, 10, para o lançamento do e-book “(Des)envolvimento insustentável na Amazônia Ocidental”, elaborado exclusivamente para leitura no Facebook. A obra é a tese de doutorado do cientista político Elder Andrade de Paula, professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Edufac lança livro digital em projeto inovador no Facebook

A tese foi defendida em 2003, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e publicada em livro pela Editora da Ufac (Edufac) em 2005, com uma tiragem de 500 exemplares. Segundo o coordenador de editoração da Edufac, Antonio Queiroz, essa publicação na internet supre a intensa procura pelo livro. “O acesso é facilitado e gratuito, possibilitando uma interação com o autor”, disse. “É uma proposta para manter o livro sempre vivo, pois o público saberá exatamente onde ele está”.

O livro e agora e-book “(Des)envolvimento insustentável na Amazônia Ocidental” é dividido em quatro capítulos. Capítulo 1: “A modernização no Acre — Do monoextrativismo da borracha ao agroextrativismo”; capítulo 2: “O progresso como missão”; capítulo 3: “Nos labirintos da modernização — Do inferno verde a paraíso dos verdes”; capítulo 4: “Enigmas do desenvolvimento sustentável — A natureza mercantilizada”.

Para ter acesso à leitura do livro digital, é preciso ter uma conta no Facebook; acessar a fanpage da Edufac, no endereço www.facebook.com/edufac.ufac; clicar em “Fotos” e, a seguir, em “Álbuns” e em “(Des)envolvimento insustentável na Amazônia Ocidental”. Dessa forma, o e-book estará disponível, bastando clicar na capa para aumento da tela e transição das páginas.

Edufac lança livro digital em projeto inovador no Facebook

Para o diretor da Edufac, Gilson Mesquita, a editora cumpre o seu papel de difundir o saber acadêmico e propiciar o debate sobre os mais variados temas. “Esse lançamento marca um projeto revolucionário na internet”, declarou. “Não se tem notícia de outro igual no Brasil”.

Vídeos, música e bate-papo

O lançamento contou com a exibição de vídeos com o autor, seus amigos e familiares. Destaque para o vídeo “Desenvolvimento sustentável: e o insustentável?”, produzido pela Edufac e pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufac.  Nele, o autor discorre sobre sua obra e sintetiza, entre outras coisas, que não é possível conciliar bem-estar e meio ambiente saudável com a busca do lucro empreendida pelo capitalismo.

Após uma apresentação musical em voz e violão, feita por Heloy de Castro, com três canções autorais, o autor Elder Andrade de Paula compôs a mesa, juntamente com seis convidados: Lindomar Dias Padilha, representante do Conselho Indigenista Missionário no Acre (Cimi-AC); Dercy Teles de Carvalho Cunha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri; Francisco Dandão, jornalista da Ufac; Maria de Jesus Morais, professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Ufac; Gilson Mesquita, diretor da Edufac; e Enock Pessoa, pró-reitor de Extensão e Cultura, representando a Reitoria.

Edufac lança livro digital em projeto inovador no Facebook

Com esses convidados, o professor Elder comentou e debateu o livro, que, para ele, trata de um tema de muita relevância para o país. “Dez anos depois da elaboração do texto, a mercantilização e a comercialização da natureza continuam, agora com maior clareza”, destacou. “Isso possibilita que resistências se ampliem em vários setores: na cultura, na música e em outras artes, nos movimentos sociais e nas comunidades indígenas, o que é algo animador”.

Postado em: 11/9/2013