Em parceria com a Ufac a Academia Acreana de Filosofia lança Projeto “Ciranda Filosófica”
Transformar informação em conhecimento e gerar ações favoráveis ao desenvolvimento individual e da sociedade há algum tempo vem se tornando uma problemática para pais e professores, tornando-se um desafio para as diretorias das escolas uma vez que a educação tem papel de destaque na formação de um novo indivíduo.
O antigo mecanismo de ensino, onde o educador transmite em sala de aula as informações produzidas ao longo da história, não fomentam, com mesma proporção, a curiosidade e o potencial criativo dos alunos. Diante dessa problemática, profissionais da educação investem em atitudes de reflexão nos quatro pilares da educação, saúde, lazer e desenvolvimento sociais. É então que passa a existir espaço para projetos como o “Ciranda Filosófica”, projeto idealizado e coordenado pela Profª Maria Peregrina, Professora do Estado.
Do projeto
A Academia Acreana de Filosofia em parceria com Universidade Federal do Acre, Secretaria do Estado de Educação, Sinteac, Faculdade SINAL, AAPA FADISE e Faculdade Católica, lançou no dia 17 de março o “Ciranda Filosófica”, que tem como público alvo os estudantes do ensino fundamental e médio do Estado, mas que é aberto a comunidade acadêmica.
Como entidade promotora da Filosofia, a Academia percebe a necessidade de popularizar a filosofia e pretende levar as escolas de ensino fundamental e médio, situadas na capital, atividades que instiguem o indivíduo a pensar por si mesmo, motivando a assim seu potencial através da disseminação do saber filosófico.
Para o coordenador do Curso de Filosofia da Ufac, Prof Manoel Coracy Saboia Dias o objetivo do projeto é “mostrar porque a filosofia nos leva a perplexidade diante daquilo que o que o senso comum considera óbvio e ao fazer isso mostrar que nisto consiste o saber filosófico, diferenciando do saber religioso, do saber científico, do saber artístico e assim sucessivamente”.
O “Ciranda Filosófica” levará aos jovens estudantes palestras com novas abordagens para que possam associar o conhecimento adquirido na escola com o saber acadêmico. A programação é composta por uma palestra por mês em cada Instituição.
A primeira palestra intitulada Filosofia Contemporânea ocorreu no dia 17 de março de 2011, às 8h, no Auditório da Escola Estadual Armando Nogueira. O palestrante foi o Professor Coracy Saboia, coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Acre.