Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação realiza entrega de certificados

por Ascom-01 publicado 02/06/2016 09h50, última modificação 03/06/2016 08h59

Nos dias 13, 15 e 25 de abril e no dia 20 de maio, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou as cerimônias de entrega de certificados do curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação (Postic), nas turmas dos municípios de Brasileia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, respectivamente.

Essa especialização foi ofertada pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), entre fevereiro de 2014 e março de 2015, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o uso, desenvolvimento e aplicação das tecnologias da informação e comunicação nos diferentes setores produtivos do Estado do Acre. A ação foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), em parceria com a Secretaria de Inclusão Digital (SID) do Ministério das Comunicações, no âmbito do programa Redes Digitais da Cidadania (RDC) e de acordo com proposta aprovada no edital n.º 2/2013 da Fapac.

Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Augusto Matos da Silva, um diferencial positivo foi “integrar ensino, pesquisa e extensão, através da oferta das disciplinas e do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, que teve como exigência a realização de ações de inclusão digital nas diferentes comunidades e locais de trabalho dos cursistas”. O coordenador conclui, destacando que, dessa maneira “foi possível atingir um público estimado de 2 mil pessoas, nos municípios de oferta e adjacentes, de perfis variados, tais como jovens em risco de exclusão social ou educacional, pessoas da terceira idade e a população do campo e carcerária”.

O cursista Eronildo Marques de Albuquerque, do município de Tarauacá, que atua como formador e no suporte técnico dos Núcleos de Tecnologia Educacional estadual e municipal, disse que “a realização desse curso foi de grande utilidade e tenho procurado colocar em prática tudo o que aprendi nas escolas de Tarauacá, Feijó e Jordão”. Licenciado em História pela Ufac, o cursista José Antônio Cordeiro de Nascimento, do município de Feijó, destacou a sua emoção ao relembrar que “volto à Ufac 14 anos após concluir a graduação e, dessa vez, para cursar uma pós-graduação em uma área tão importante nos dias atuais”.

Principais indicadores da Postic

Vagas ofertadas: 350, em 7 turmas