Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Espetáculo “Origens” homenageia Hélio Melo

Espetáculo “Origens” homenageia Hélio Melo

por Ascom02 publicado 22/04/2013 10h36, última modificação 22/04/2013 10h36

O projeto experimental “Nóis da Casa” apresentou, nos dois últimos finais de semana, o espetáculo de dança contemporânea “Origens”, um trabalho coreográfico que homenageia o artista plástico Hélio Melo e envolve dança e música, com uma visível carga dramática, mesclando lembranças, cores, emoções, conflitos, inquietudes e simplicidade que permeiam as obras do pintor. Um espetáculo cheio de subjetividade que possibilita reflexões sobre tradição e modernidade.

Valeska Alvim, professora do curso de Artes Cênicas na Universidade Federal do Acre (Ufac) e coordenadora do projeto, estudou a obra de Hélio Melo, da qual compôs o enredo para a apresentação do grupo. “Um homem extremamente visionário”, afirmou ela ao descrever o olhar questionador do artista.

Quem assistiu à apresentação contemplou um espetáculo envolvente, por meio de performances corporais apuradas e um sincronismo encantador com as músicas de produção regional. “Uma iniciativa inovadora”, disse Ximena Catalana, espectadora que achou o trabalho “lindíssimo e muito bem realizado”.

“Participar do ‘Origens’ é uma oportunidade enriquecedora, pois está melhorando nossa técnica de dança, além de propiciar um mergulho na história do nosso protagonista, Hélio Melo”, declarou Christians Moraes, acadêmico de Artes Cênicas, ao falar de sua experiência na composição do projeto “Nóis da Casa”.

Sobre o projeto

Composto por 20 integrantes, o projeto experimental “Nóis da Casa”, do curso de Artes Cênicas com licenciatura em Teatro, é um espaço de formação experimental cênica. O grupo, criado há quatro anos, não é composto só por estudantes de teatro, mas também por acadêmicos de outros cursos, universidades e, também, pela comunidade interessada em aprender mais sobre essa forma de expressão artística.

O grupo está em sua segunda temporada, com a apresentação de “Origens”. Também já viajou pelo Estado do Acre e por cidades do Brasil, apresentando a peça “O Santo e a porca”.

Sobre Hélio Melo

Hélio Melo (1926-2001) é um dos maiores expoentes das artes plásticas do Acre. Autodidata, cursou somente até a terceira série do antigo primeiro grau. Porém, foi um homem multifacetado, atuando como compositor, músico e escritor. Seus livros revelam um imaginário pessoal, resgatando aspectos peculiares da cultura amazônica, com suas lendas, histórias fantásticas e reais. Hélio escreveu a partir de suas vivências, o que agrega a seus escritos autenticidade e gritos de vida.