Estão abertas as inscrições para o Festival Acreano de Música Popular 2012
As inscrições para o Festival Acreano de Musica Popular 2012 estão abertas até o dia 27 de junho de 2012. Ensaios abertos e oficinas de composição popular e de letras serão organizados pelos professores Écio Rogério, Flavio Lofego e Valeska Alvim e Ana Fontenele, dos cursos de Artes Cênicas e Música da Universidade Federal do Acre. Os ensaios, direcionados para alunos da Ufac e também para a comunidade em geral, acontecerão no final da tarde das terças, quartas e quintas-feiras.
O Festival Acreano de Música Popular (FAMP) 2012, que acontece com o tema “Pela Nossa Natureza”, teve sua primeira edição em 1980, como evento autoral de música acreana com a temática florestal consistente, onde “uma série de artistas produzia para um público acreano e fluía em produção nos Festivais Acreano de Música Popular (Famps), que eram uma espécie de versão estadual dos grandes festivais das televisões” (Daniel Zen, 2010).
Foi um marco da efervescência cultural dos anos 80 e 90 do século passado, quando passou por um silêncio de 10 anos, voltando a acontecer em 2033, na Concha Acústica. De lá pra cá, são outros quase dez anos sem o Festival Acreano de Música Popular, que vem em 2012 resgatar o movimento de festivais, colocando novamente em evidência a criação e produção musical no Estado do Acre, assim como sua documentação histórica, para registro e divulgação da tragerória de um símbolo da cultura musical acreana, como define o tema apresentado este ano, “Pela Nossa Natureza”, pelo fortalecimento e valorização das nossas raízes e tudo o que nos é natural.
O festival é uma produção da Ciranda – Cultura, Comunicação e Meio Ambiente em parceria com a Mostra SESC Acre de Música, Fundação de Comunicação e Cultura Elias Mansour (Fem) e Universidade Federal do Acre (Ufac), com apoio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Secretaria do Estado de Comunicação (Secom), Rede Acreana de Cultura (Rac), Secretaria do Estado de Educação (SEE), Secretaria do Estado do Turismo (Setur) e outras entidades públicas e privadas.