Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac criam inovações aplicadas à saúde

Estudantes da Ufac criam inovações aplicadas à saúde

por Ascom-01 publicado 18/11/2015 16h37, última modificação 18/11/2015 16h37
Produto é resultado final de curso de pós-graduação; aplicativos auxiliarão autistas e usuários do sistema público de saúde

Dois aplicativos criados por estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) pretendem auxiliar o dia a dia das pessoas. Um é voltado a crianças autistas. O outro à comunidade que utiliza o serviço público de saúde. As inovações foram desenvolvidas como trabalho de conclusão da especialização em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet e serão disponibilizadas para acesso livre.

A partir de uma interface atrativa, o aplicativo “Autismo Projeto Integrar” faz uso do dinamismo e da mobilidade de smartphones e tablets para ajudar pessoas com o transtorno do espectro autista a superarem a dificuldade de compreensão e comunicação impostas pela síndrome. “O indivíduo autista depende muito da repetição para incorporar sua rotina. A ideia do aplicativo é auxiliar a criança nas tarefas diárias, através do uso de uma ferramenta que prende sua atenção e que pode estar à mão a qualquer momento, inclusive no momento que antecede uma crise”, justifica Levi Cacau, um dos desenvolvedores do projeto.

Disponível apenas para o sistema Android, o aplicativo reúne 18 atividades comuns ao dia a dia de qualquer criança. As tarefas encontram-se distribuídas em três categorias (higiene, comportamento e agenda de tarefas) e podem ser configuradas de acordo com o sexo do autista. O software foi desenvolvido por Maico Krause e Levi Cacau em três meses e ganhou forma a partir de uma parceria com o blog que deu nome ao aplicativo.

“Na busca por informações sobre a doença, encontramos o blog Autismo Projeto Integrar, que é mantido e administrado por pais de autistas. Tanto as atividades selecionadas quanto os desenhos que animam o aplicativo são resultados dessa parceria. Nossa perspectiva é poder disponibilizar o aplicativo no próprio site”, diz Krause. Os desenvolvedores já estudam a possibilidade de melhoramento do software, com a abertura de um espaço com atividades e animação totalmente personalizadas. “A ideia é que os pais possam cadastrar tarefas individuais e utilizem desenhos ou fotos da própria criança para ilustrar o aplicativo.”

exposicao

Rodolfo Braga e Ildeniro Lima também optaram pela criação de um aplicativo ligado à temática da saúde. Diferente de Krause e Cacau, entretanto, os dois jovens focaram na oferta gratuita do serviço público de saúde. O software criado permite o monitoramento das escalas de trabalho nas unidades de atendimento de todo o Estado.

“Existe hoje uma falta de controle enorme sobre os regimes de trabalho dos profissionais de saúde que atendem a população. Diante disso pensamos em criar um aplicativo que vai permitir um acompanhamento rápido e fácil dessas escalas. De casa, o usuário terá condições, por exemplo, de saber quais profissionais estão atendendo naquela determinada data”, explica Lima. “São duas vias. As unidades de saúde terão condições de melhor organização e controle, ao passo que a comunidade poderá acompanhar e interagir com a gestão da saúde, denunciando o profissional que não comparece ao posto de trabalho”, completa Braga.

Para atualização, a plataforma utiliza informações da própria base de dados das unidades de saúde gerenciadas por um sistema já desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde. A consulta das escalas pode ser feita através de um filtro por unidades ou profissionais. Em caso de denúncia, o usuário poderá utilizar o mesmo aplicativo selecionando a opção “ouvidoria”. A ferramenta está disponível apenas para o sistema Android e será disponibilizada, sem custos, para a Secretaria de Saúde do Estado.

“A maior satisfação para um desenvolvedor é a aprovação e usabilidade da sua inovação. O aplicativo está pronto para uso. Na semana que vem entregaremos à secretaria e esperamos que, em breve, o software seja disponibilizado”, diz Lima.

O curso de pós-graduação “lato sensu” em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet foi uma parceria da Ufac com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID-MC). Ao todo, 18 trabalhos de inovações aplicadas à comunidade foram apresentados.

Postado em: 18/11/2015