Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac participam de 1º sítio escola em arqueologia no Estado

Estudantes da Ufac participam de 1º sítio escola em arqueologia no Estado

por Ascom-01 publicado 08/12/2014 16h51, última modificação 08/12/2014 16h51

Estudantes dos cursos de Geografia e História da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram, em novembro, do projeto “Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos de Espinhara e Sol de Campinas do Acre”. A atividade foi a primeira no modelo sítio escola desenvolvida no Estado e contou com o apoio da Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan) e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

O projeto envolveu 24 dias em campo no sítio Sol de Campinas, na BR 364, sentido Rondônia. A área de geoglifos concentrou as escavações diárias. O material recolhido —amostra de solo e cerâmicas— foi encaminhado para o MAE. Também fez parte da programação do projeto noções de topografia, processamento preliminar do material escavado e atividades educativas e de conservação envolvendo a comunidade.

O trabalho foi coordenado pelo arqueólogo Eduardo Neves, referência nacional na área, com participação de outros pesquisadores e estagiários da USP. O curso terá a conclusão em fevereiro, quando será desenvolvida a segunda etapa de laboratório, com análise de algumas das peças coletadas no sítio.

O objetivo da atividade é formar futuros pesquisadores locais e gerar interesses na área de arqueologia, já que os geoglifos são uma referência no Estado. “Foi uma experiência muito boa. Afinal, pudemos casar a história com o estudo da arqueologia, que é uma atividade ainda pouco explorada aqui. A partir dessa experiência, acredito que podemos despertar alguns colegas para seguir nessa área”, avaliou o estudante do 8º período do curso de História, Fernando Ferreira.

Postado em: 8/12/2014