Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudo da Funtac e de alunos da Ufac sobre bambus é destaque nacional

Estudo da Funtac e de alunos da Ufac sobre bambus é destaque nacional

por Ascom-01 publicado 09/10/2012 14h10, última modificação 09/10/2012 14h08

O bambu e uma planta comum de se ver no dia a dia dos acreanos. Ele está em muitos lugares. Mas será que a população do Estado já descobriu o potencial desta planta? Os pesquisadores da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e os alunos da Ufac parece que sim. Um estudo destes dois grupos de estudiosos sobre as características e as utilizações dos bambus apresentado no mês passado, em Curitiba, foi destaque no Congresso Florestal Paranaense.

De acordo com a pesquisa da Funtac/Ufac, o bambu é planta que possui o crescimento mais rápido de todo o reino vegetal. Enquanto determinadas espécies levam mais de 30 anos para atingirem a fase adulta e estarem prontas para serem extraídas e utilizadas, os bambus têm um crescimento 10 vezes mais acelerado, sendo aptos para vários usos a partir dos 3 anos de vida.

Entre as inúmeras utilizações que podem ser dadas aos bambus, muito devido aos seus caules lenhificados, consta-se a fabricação de produtos de utilidade doméstica, de decoração (móveis, cestos, estatuetas e outros adornos esculturais e de artesanatos), instrumentos musicais, para embalagens, produtos farmacêuticos e fitoterápicos, e até na construção civil. Muitos acreanos da zona rural, inclusive, fazem casas inteiras de bambus, pelo baixo custo.

O estudo também comprova que os bambus são ótimos materiais para se confeccionar utensílios de cozinha, uma vez que ele apresenta um agente antibactericida natural, que previne e combate a proliferação de bactérias. Este poderoso agente antibactericida do bambu também inibe a ação de colas e outros derivados nocivos à saúde humana, o que torna esta planta mais vantajosa para instrumentos de cozinha do que a madeira e outros materiais naturais.

Agora o ponto mais interessante para os acreanos, assinalado pelo estudo, é que tal planta possui a sua maior plantação nativa mundial alocada em uma grande faixa de terra que abrange o Brasil, a Bolívia e o Peru.  Estima-se que este perímetro de bambus ultrapasse os 600 mil hectares. (Com informações do site EcoD)

Jornal AgazetadoAcre.com, 06 de outubro de 2012