Experiências de referência em agropecuária são discutidas no Acre
A Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá idealizou e organizou junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SR14), através da coordenação de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) a capacitação “Praticas agroecológicas para agricultura familiar na Amazônia”, de 21 a 25 de setembro, no auditório do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA/Acre).
Os temas discutidos foram selecionados e moderados pelos agrônomos Elizio Frade Júnior (Ufac), Eduardo Mattar (Ufac) e Flávio Quental (WWF/Brasil). A capacitação contou com a participação de 38 extensionistas rurais que atuam em projetos de reforma agrária em todo o estado do Acre.
Na capacitação foram discutidos sistemas de produção e tecnologias que estão sendo praticados em campo em diversas localidades dos trópicos, em especial no Acre, Amapá, Pará, Minas Gerais, Colômbia, Costa Rica e Cuba. Para o professor Eduardo Mattar o evento cumpriu seu objetivo e colaborou diretamente ao desenvolvimento rural do Acre. “Mais de 20% da população do Acre é beneficiária da reforma agrária e, neste contexto, a agricultura familiar merece atenção especial”, frisou.
O evento também contou com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Consuplan.